Whey Protein isolado ou Proteína da carne em pó: qual a melhor opção para quem é intolerante a lactose?

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Whey Protein isolado ou Proteína da carne em pó: qual a melhor opção para quem é intolerante a lactose?

10 de outubro de 2016
Kassiane Fagundes (CRN 1956)
Nutricionista

Whey protein isolado

Whey protein isolado ou proteína da carne em pó: descubra qual a melhor opção para você, intolerante ou alérgica a lactose.

Em busca do tão sonhado ganho de massa muscular, é cada vez mais comum encontrarmos mulheres adeptas aos suplementos proteicos que auxiliam na reconstrução muscular, otimizando os resultados.

Porém, a maioria dos suplementos proteicos, encontrados no mercado, são a base da proteína do leite, o famoso Whey Protein. Logo, encontrar um suplemento proteico não derivado do leite torna-se um desafio para as intolerantes a lactose.

Afinal, o que é intolerância à lactose?

Intolerância a lactose

A intolerância a lactose ocorre quando o organismo não consegue digerir o açúcar existente no leite e nos seus derivados (no caso a lactose), algumas parcialmente, outras completamente.

Mulheres intolerantes à lactose não tem a lactase, enzima responsável por digerir a lactose (açúcar do leite), por isso é aconselhável que deem preferência ao Whey Protein isolado ou proteína da carne em pó.

Mas o que o Whey Protein isolado tem de tão especial que possa ser consumido até mesmo por intolerantes a lactose?

whey protein isolado para intolerantes a lactose

No Whey protein isolado, a concentração de proteína é bem maior se comparado aos demais.

Isso se deve devido ao processo de filtragem ainda mais intenso que os demais tipos de whey protein, pois é feita por troca iônica, levando o resultado de 90 a 98%  de proteínas pura, zero (ou muito pouco) de carboidratos, baixo teor de gorduras e isento de lactose. Por isso, pode ser consumido tranquilamente por quem tem intolerância à lactose.

Além da alta concentração proteica, o Whey Protein isolado é o que possui a mais rápida a absorção entre todos os tipos de whey.

É também uma ótima fonte de aminoácidos essenciais (aqueles que não são produzidos pelo organismo), é rico em antioxidantes e auxilia na retenção de nitrogênio, fortalecendo o sistema imunológico, auxiliando no aumento da massa muscular magra e reduzindo a fadiga pós treinamentos intensos.

Vantagens do Whey Protein isolado

Vantagens do whey protein isolado

O whey protein isolado tem como base principal as proteínas  de alto valor biológico, que são facilmente absorvidas pelo organismo e melhor aproveitadas pelos músculos.

Mas a grande vantagem do whey protein isolado são seus níveis elevados de leucina, aminoácido importante para síntese proteica.

É também considerado uma excelente fonte de BCAA, tipo de proteína de cadeia ramificada essencial para recuperação muscular.

O whey protein isolado é considerado um dos melhores suplementos pois, além de contribuir para o ganho de massa muscular, também contribui para a redução do percentual de gordura corporal.

É também um grande aliado para a definição muscular, pois fornece uma proteína de alta qualidade e rápida absorção, ideal para ser utilizada não só após o treino, como também antes de dormir, em dietas com restrição de carboidratos no período da noite.

Em contrapartida a todas as vantagens apresentadas, o whey protein isolado tem menores níveis de arginina, alanina e glicina, aminoácidos diretamente relacionados com a síntese de creatina.

Como Tomar?

 

whey protein isolado: como tomar

O indicado é usar o Whey protein isolado apenas com água, não é recomendado misturá-lo a outras proteínas, afim de garantir o máximo de pureza e rapidez na absorção das proteínas.

Afinal de contas, se há todo trabalho de filtração para separar essa proteína do leite, não há porque uni-lo novamente a esse líquido. Ele também pode ser usado para fazer shakes, salada de frutas e sucos.

Existem períodos e horários específicos nos quais você deve ingerir o suplemento, mas tudo vai depender da sua rotina e do seu objetivo.

Como escolher a marca mais adequada para você?

Se ao ingerir um whey protein isolado você se sentir inchado ou presença excessiva de gases, experimente trocar de marca.

A marca que você utiliza pode ter níveis, mesmo que mínimos, de lactose ou uma concentração elevada de ou substâncias não bem aceitas por organismos mais sensíveis.

Proteína da carne em pó

Proteína da carne em pó

A proteína da carne em pó oferece altos níveis de proteína, sem estar associada à gordura e colesterol presentes na carne vermelha.

Tem processo de fabricação bem parecido com o do whey protein, onde após a seleção da matéria prima, isola-se a proteína do produto e retira-se a água para que se transforme em pó.

Os suplementos de proteína da carne, mesmo sendo uma proteína isolada, apresentam pequena quantidade de carboidratos, o que propicia a secreção aumentada da insulina, melhorando a absorção os ganhos de quem a utiliza.

A proteína da carne em pó caracteriza-se por ser rica em minerais e vitaminas, e ter níveis  0% de lactose, gordura,  açúcares e colesterol, além de ter baixo teor de sódio. Desta forma, obtém-se todos os benefícios de carne vermelha, isento de substâncias que prejudicam a saúde.

Benefícios da proteína da carne em pó

Benefícios da proteína da carne em pó

Com rápida absorção e digestão e ser isenta de gorduras, é uma ótima opção para momentos em que se deseja uma proteína rapidamente biodisponível como, por exemplo, imediatamente após uma sessão de treinamento intenso.

Outro benefício da proteína da carne em pó é a presença de creatina, substância que auxilia na melhora da performance nos treinos e, consequentemente, no ganho de massa muscular.

Ingestão

A protína da carne em pó pode ser utilizada em qualquer horário do dia. No entanto, a recomendação é que seja utilizada depois do treino, já que, dessa forma, a absorção de proteínas será mais rápida.

Para mulheres que treinam a noite, uma boa opção é também utilizá-la logo ao acordar, em desjejum.

Conclusão

Não é possível afirmarmos que exista um suplemento proteico ideal para as intolerantes a lactose. A sua escolha dependerá da proposta nutricional, dos seus objetivos e, principalmente, das suas características individuais.

Por isso a importância do  nutricionista, pois ele deve saber escolher a suplementação adequada para cada mulher, de acordo com seus objetivos, necessidades e peculiaridades. Procure sempre orientação profissional! E lembre-se:

Nunca se consegue uma proteína em pó com a mesma qualidade de um alimento. Click to Tweet

Portanto, cuide bem da sua alimentação!

E então, já sabe qual será a melhor opção para você? Já tomou algum desses suplementos citados, e recomenda algum? Conte-nos a sua experiência nos comentários. 😉

Deixe também seu e-mail no campo abaixo para receber em primeira mão novidades do Blog.


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Artigos Relacionados