Whey Protein concentrado, isolado ou hidrolisado: qual o melhor?

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Whey Protein concentrado, isolado ou hidrolisado: qual o melhor?

21 de Maio de 2018
Ana Carolina Rocha (CRN3 - 48025)
Nutricionista

whey protein concentrado

Whey protein concentrado, isolado, hidrolisado… São tantas opções no mercado de suplementos alimentares, que fica difícil tomarmos uma decisão sobre qual é o melhor para nossa necessidade, ainda mais se não sabemos quais as diferenças entre os tipos de um mesmo produto.

Por isso, vamos agora entender um pouco mais sobre o que é o whey protein, o suplemento proteico mais utilizado no mundo, e sua funcionalidade na dieta para praticantes de atividade física.

O que é Whey Protein?

O Whey Protein é um suplemento alimentar composto de proteínas extraído do soro do leite. Este soro (parte aquosa do leite) é extraído durante o processo de fabricação do queijo. O Whey Protein é um conjunto de proteínas que possui alto valor nutricional, devido ao elevado teor de aminoácidos essenciais, cálcio e também por apresentar peptídeos bioativos.

Tem como principal finalidade garantir o aporte de aminoácidos necessários para o anabolismo (crescimento) muscular e a recuperação pós-exercício. Quando praticarmos atividade física, e não ingerirmos a quantidade adequada de proteínas, ficamos suscetíveis ao catabolismo muscular – que é a perda de massa magra.

Hoje está comprovado que a manutenção ou o ganho de massa muscular, contribui para uma melhor qualidade e prolongamento da vida. Outro benefício encontrado pelo uso prolongado de Whey Protein é o fortalecimento do sistema imune, demonstrado tanto em pessoas jovens, como pessoas idosas.

Dica: não é necessário que a ingestão proteica seja feita imediatamente após o exercício, pois estudos mostram que ingerir proteína 1h após o treino tem o mesmo impacto na síntese proteica que 3h após (Rasmussen et al. 2000). Estudos também apontam que 24h após o treino nossas fibras musculares ainda estão bastante sensíveis para uma boa absorção de proteínas (Burd et al. 2011) e, mesmo, 48h após o treino, esse processo ainda permanece bem elevado (Phillips et al. 1997). O ideal é uma distribuição do consumo de proteínas ao longo do dia, mas é importante alimentação pós-treino seja rica em proteínas.

No mercado, existem diferentes tipos de whey, como o Whey Protein concentrado, isolado e hidrolisado. Vamos entender um pouco mais sobre as particularidades de cada um deles.

Whey Protein concentrado

whey protein concentrado

O Whey Protein concentrado é um produto com alta concentração proteica, entre 34 a 89% de proteínas por porção. Ele é obtido através de uma filtração do Whey Protein, ao qual retira parte de macromoléculas como açúcares e gordura, concentrando as proteínas no produto final.

Quanto maior a proporção de proteínas no produto, menor será a sua composição de carboidratos e lipídios, portanto um produto com 89% de proteínas tem composição mais parecida com um Whey Protein isolado.

Este produto pode ser adequado à dieta de atletas e de pessoas fisicamente ativas, no entanto, por ser um derivado do leite e seu processo de filtragem não retirar 100% da lactose do produto, não é indicado para pessoas intolerantes.

Na hora de escolher seu suplemento, fique atento à quantidade de proteína que o produto contém e sua composição!

Whey Protein isolado

O Whey Protein isolado é um produto com valor proteico ainda maior, 90% ou mais de proteínas na porção. Devido ao seu processo de obtenção, uma filtração avançada que retira quase todo o conteúdo de carboidratos, lactose e lipídios do produto.

Como o seu processo de obtenção é diferenciado, o valor proteico do Whey Protein isolado é mais elevado que o concentrado. Apresenta baixíssimo teor de carboidratos e gorduras e, em geral, é isento de lactose, sendo, assim, uma opção para intolerantes ou alérgicos. Lembre sempre de confirmar no rótulo essa informação antes de fazer sua compra!

E não é somente o aumento da proporção de proteínas que o processo de filtração pode acarretar no Whey Protein isolado, dependendo do tipo de filtração utilizada, o produto final pode ter sua quantidade de sódio aumentada. Para identificar as quantidades de sódio presentes no produto, é só conferir sua tabela nutricional.

O Whey Protein isolado é recomendado para atletas que tenham intolerância ou alergia a lactose, ou por pessoas que procuram uma ingestão alimentar baixa em gordura e/ou que precisam de um maior aporte proteico.

Whey Protein hidrolisado

O Whey Protein hidrolisado possui proteínas isoladas quebradas em partículas menores através de um processo industrial, sendo parcialmente digerida e quebrada em peptídeos e aminoácidos.

Este tipo de Whey Protein é o que apresenta menor possibilidade de provocar reações alérgicas e reações em intolerantes à lactose, lembrando que o Whey Protein isolado também tem baixíssimo teor de lactose que, como vimos anteriormente pode, em alguns casos, chegar a zero.

O Whey Protein hidrolisado é absorvido mais rapidamente?

Um dos maiores benefícios associados ao uso de Whey Protein hidrolisado é o de que ele é mais rapidamente absorvido do que outros suplementos proteicos.

Mas, apesar de já ser parcialmente digerido e, por isso, diminuir uma das etapas da digestão de proteínas, estudos mostram que sua absorção não é mais elevada que o Whey Protein concentrado ou isolado – já que o próprio corpo cuida da digestão de proteínas no estômago e sua absorção ocorre somente no intestino.

Custo x benefício entre os tipos de Whey Protein

custo x benefício entre os tipos de whey protein

Entre as três opções de Whey Protein (concentrado, isolado e hidrolisado), o concentrado é o que apresenta melhor custo x benefício, pois ele apresenta um preço menor e uma concentração ótima de proteínas.

Para escolher um produto com valor reduzido de gordura e carboidrato, opte por um produto com mais de 80% de proteínas onde, invariavelmente, a proporção de gorduras e carboidratos será menor.

Já o que traz o menor custo x benefício entre essas opções é o Whey Protein hidrolisado, principalmente para pessoas que não apresentam intolerância a lactose. Isso se deve ao avançado processo industrial pelo qual este tipo de suplemento alimentar passa, que encarece o produto final. Estudos mostram que sua absorção e efeito no anabolismo muscular do Whey Protein hidrolisado não é melhor do que a do Whey Protein concentrado.

Whey Protein concentrado: nacional ou importado?

Não é possível dizer que todo Whey Protein concentrado importado é melhor que os nacionais, é essencial saber a composição do produto para fazer a escolha certa. Nem sempre o produto mais caro é o melhor para sua necessidade.

O mercado nacional cresceu e se aperfeiçoou bastante nos últimos anos. Hoje já é possível encontrar Whey Protein concentrado com padrão de qualidade igual ou, até mesmo, superior às principais e mais renomadas marcas internacionais.

Todo praticante de atividade física precisa de Whey Protein?

todo praticante de atividade física precisa de whey protein

Pessoas fisicamente ativas e atletas necessitam de mais proteínas do que indivíduos sedentários. Entretanto, não há necessidade de suplementação com Whey Protein concentrado em todos os casos, a necessidade deve ser sempre definida por um nutricionista, que irá avaliar características biológicas individuais aliadas à frequência, duração e tipo de atividade física.

Pessoas com baixo nível de atividade física geralmente não necessitam da suplementação com Whey Protein, a menos que esta seja receitada por um profissional de saúde com o intuito de tratamento clínico. Para muitas destas pessoas, uma alimentação rica em macro e micronutrientes já será suficiente para suprir as necessidades do organismo.

Qual o limite de ingestão de proteína recomendado?

Existe um limite máximo de estímulo que as proteínas têm na síntese muscular, sendo que alguns estudos mostram uma faixa ideal entre 15 a 20 gramas, 2 a 3x ao dia, até no máximo 1,2 gramas por quilo de peso (dados para praticantes de atividade física – seus valores podem variar conforme seu metabolismo). Níveis mais elevados de suplementação com proteínas não mostraram benefícios proporcionais, além de poderem ser prejudiciais para o funcionamento dos rins em pessoas com predisposição a desenvolver cálculos renais.

Entendendo a diferença entre atleta e pessoas fisicamente ativas?

Atletas ou desportistas são pessoas que fazem da atividade esportiva o seu “ganha pão”, ou seja, praticam esportes em nível de competição profissional.

Pessoas fisicamente ativas são indivíduos que fazem exercícios regulares, que vão à academia regularmente ou praticam outras atividades como corrida, dança, natação, futebol vôlei, luta, etc, de maneira lúdica, ou seja, não voltada à competição profissional.

Whey Protein: quem deve optar pela suplementação e por quê?

whey protein quem deve optar pela suplementação e por quê

Por que optar pelo Whey Protein é uma questão que tem diversas respostas, mas a principal delas é a praticidade. O Whey Protein concentrado, e também outros tipos, pode ser transportado facilmente para qualquer lugar e seu preparo rápido economiza o tempo que as pessoas não têm para preparar e/ou ingerir uma refeição com alto teor de proteínas e vitaminas.

Outro motivo é, dependendo do tipo de atividade física e de sua duração, o suplemento se torna um aliado ao atleta, que dificilmente consegue atingir níveis tão altos de nutrientes com a alimentação – ele teria que comer muito.

Há também pessoas que consomem suplementos como o Whey Protein concentrado ou isolado por conta própria. Muitas destas pessoas não têm conhecimento sobre todos os tipos e marcas de Whey Protein existentes e, muitas acabam optando por um tipo não adequado. Por isso, é fundamental consultar um profissional de Nutrição, seja ele um nutricionista ou nutrólogo, antes de iniciar o consumo de suplementos.

Lembrando que o Whey Protein, assim como qualquer outro suplemento, nunca deve ser utilizado como substituto de refeições importantes, como almoço ou jantar, pois ele não é nutricionalmente balanceado para este fim.

Conclusão

O uso de Whey Protein tem benefícios comprovados pela ciência, e inclusive hoje ele pode ser encontrado como parte de diversos tipos de alimentos, como iogurtes.

Cada tipo de Whey Protein se adequa a uma necessidade individual baseada na sua rotina de exercícios e necessidades fisiológicas, mas também é importante levar em consideração o poder aquisitivo na hora da compra e avaliar, juntamente como um nutricionista, se de fato a suplementação com o whey poderia trazer benefícios para você.

Atletas precisam de acompanhamento profissional para garantir sua saúde em longo prazo e melhorar sua performance, na maioria dos casos a suplementação se faz necessária devido ao elevado gasto energético desse grupo – mas o tipo de Whey Protein, se concentrado, isolado ou hidrolisado, dependerá de cada caso.

Já pessoas ativas fisicamente, que também precisam de um acompanhamento profissional rotineiro (em uma frequência menor), não necessariamente irão necessitar de uma suplementação, já que uma dieta balanceada e personalizada conforme a rotina do indivíduo garante o aporte de nutrientes que o corpo precisa para o anabolismo muscular.

A única contraindicação para o consumo de Whey Protein é por pessoas com alergia às proteínas do leite. Pessoas com alergias alimentares devem sempre consultar um médico antes de tomar algum suplemento diferente para garantir que não terão alguma reação negativa.

E afinal, qual o melhor tipo de Whey Protein? Apesar das grandes evidências de que o Whey Protein concentrado seja a melhor opção, para pessoas não alérgicas ou intolerantes a lactose, o que de fato irá definir qual o melhor para você será o que apresentar melhor valor nutricional e, aliado a isto, seja capaz de suprir suas necessidades metabólicas sem, é claro, esvaziar todo o seu bolso.

Por esse motivo, é importante que, antes da aquisição de um suplemento alimentar, um profissional da saúde seja consultado para auxiliar no processo de escolha.


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Artigos Relacionados