7 suplementos para ganhar massa, pouco conhecidos, que proporcionam ganhos incríveis

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

7 suplementos para ganhar massa, pouco conhecidos, que proporcionam ganhos incríveis

9 de Abril de 2018
Ana Carolina Rocha (CRN3 - 48025)
Nutricionista

suplementos para ganhar massa

Suplementos para ganhar massa enchem as prateleiras de lojas especializadas, dentre os mais populares deles estão o Whey Protein e BCAA.

Mas, existem outros suplementos, nem tão famosos assim, que fazem um complemento interessante aos praticantes de atividade física que querem aumentar a massa magra, vamos conhecer alguns?

7 suplementos para ganhar massa pouco conhecidos e altamente eficientes

1. Vitamina D

Quem diria que uma vitamina poderia ser um dos suplementos para ganhar massa? Pois é, mas a vitamina D tem papel importante para a saúde óssea, sistema imune e cardiovascular; e seus benefícios no desempenho físico podem ser observados tanto em atletas, como em iniciantes na prática da atividade física.

Um estudo científico concluiu a vitamina D está associada à maior força muscular de pernas e braços, em pacientes submetidos a testes de força (Grimaldi e colaboradores, 2013). Em outro estudo, foi verificado que maiores concentrações de vitamina D melhoram a recuperação muscular pós-exercício.

Além disso, a vitamina D já tem papel conhecido no sistema imunológico, que sabemos ser um ponto de atenção para atletas, que estão mais vulneráveis nesse aspecto.

Suplementos de vitamina D são encontrados em gotas ou em cápsulas, associado ou não a outras vitaminas e/ou minerais. Um nutricionista é o profissional indicado para ajudar a escolher o melhor suplemento para compor um plano alimentar.

Há também fontes naturais de vitamina D, como, por exemplo, o leite integral e alguns tipos de peixes. Como a vitamina D é lipossolúvel, ou seja, é armazenada na gordura, o leite desnatado não se enquadra como fonte.

A melhor fonte de vitamina D que temos ainda é através do sol, sendo muito importante a exposição sem o filtro solar – tome cuidado somente com os horários de maior incidência de raios UVA e UVB para não aumentar as chances de problemas cutâneos.

2. Glicerol

glicerol

Uma preocupação que devemos ter, enquanto estamos treinando, é a de não esquecer de nos mantermos hidratados. Dependendo da intensidade do treino, além da água faz-se necessária a utilização do repositor hidroeletrolítico, popularmente conhecido como isotônico.

Você sabia que a desidratação é um dos motivos da fadiga durante o treino?

O Glicerol é uma substância que aumenta a hidratação corporal e diminui a frequência cardíaca, sendo, portanto, utilizado como suplemento para ganhar massa, devido aos benefícios causados pela hidratação adequada durante o exercício.

O glicerol atua no corpo aumentando a concentração de líquidos no sangue e nos tecidos corporais, seu efeito é constante, inclusive durante a prática de atividade física de longa duração, até a eliminação do glicerol pela urina.

Lembre-se: a utilização do glicerol como suplemento não exclui a necessidade de se hidratar antes, durante e após a atividade física. Procure um profissional da saúde para auxiliar na dosagem e indicação de uso desse suplemento.

3. Suplementos para ganhar massa: rhodiola rosea

Rhodiola rosea é uma planta usada como fitoterápico, que, quando usada como suplemento para ganhar massa por atletas, tem demonstrado redução do ácido lático – grande responsável pelas dores musculares após o exercício – o que reduz a fadiga e melhora a performance durante o exercício.

Outro benefício importante da rhodiola rosea está em seu poderoso efeito antioxidante. Estudos mostram que ela acelera a adaptação do corpo para prática de atividades físicas, em atletas e iniciantes. Além disso, o fitoterápico é usado para melhorar a performance mental e capacidade de concentração.

A rhodiola rosea é um medicamento fitoterápico e seu consumo deve ser orientado por médico nutrólogo ou nutricionista.

4. Teacrina

teacrina

A teacrina é um suplemento alimentar que atua favorecendo a produção de energia e reduzindo a fadiga. Dentre os seus benefícios estão, não só a melhora na performance, como também melhora na motivação, humor, cognição e memória.

É tida por diversos especialistas como um dos suplementos para ganhar massa mais estimulantes do mercado.

É conhecida como a principal substituta da cafeína. Porém, seu efeito, como estimulante, age de maneira diferente da cafeína, pois não causa necessidade de aumentar a dose constantemente para obter efeitos e nem causa sonolência rebote após o efeito ou irritação.

A teacrina pode ser encontrada em alimentos como cupuaçu, café e plantas como a camellia assamica. Mas, existem diversos suplementos em cápsula que contém teacrina em sua composição.

A teacrina em cápsula é um medicamento fitoterápico e seu consumo deve ser orientado por médico ou nutricionista.

5. Extrato de boswellia serrata e curcumina

A boswellia serrata é uma planta originada da Índia, cujo extrato é utilizado no tratamento de doenças relacionadas à articulações, como a artrite reumatoide.

Não é recomendado o uso de boswellia por pessoas com gastrite ou refluxo, visto que seu extrato pode causar sensibilidade da parede da mucosa gástrica porém, a boswellia serrata não deve ser usada na gestação porque pode promover a contração uterina, levando ao aborto.

Uma curiosidade é que o extrato de boswellia pode ser consumido via oral, mas também utilizado em cremes de maneira tópica.

A curcumina é um antioxidante presente na cúrcuma, uma raiz muito utilizada como especiaria no preparo de alimentos. Ela tem sido cada vez mais utilizada como um suplemento que auxilia na redução da inflamação do corpo, gerada pelo stress diário da nossa rotina.

Embora não haja um consenso sobre os benefícios da suplementação de antioxidantes na prevenção de lesão muscular, estudos apontam que a cúrcuma reduz o estado inflamatório do corpo após o treino, contribuindo para a recuperação muscular.

A associação dos extratos de boswellia e curcumina é uma combinação de anti-inflamatórios naturais utilizados, principalmente, para a saúde articular.

Durante a prática de atividade física intensa, é comum a lesão de articulações por excesso de treino ou carga ou, até mesmo, por mal execução de um exercício.

O uso de anti-inflamatórios naturais é indicado como forma de prevenir a progressão da inflamação e como coadjuvante no tratamento de lesões ou inflamações crônicas das articulações.

Por essa ação terapêutica, a associação de boswellia com curcumina é complementar aos suplementos para ganhar massa.

O extrato de boswellia e curcumina é um medicamento fitoterápico e seu consumo deve ser orientado por médico ou nutricionista, pois pode apresentar interação medicamentosa com outras drogas.

6. Suplementos para ganhar massa: beta-alanina

beta-alanina

Da lista abordada no artigo, a beta-alanina talvez seja o suplemento para ganhar massa mais conhecido no mundo do esporte. Ela é utilizada com o objetivo de diminuir a fadiga pós-treino e melhorar a performance, principalmente por atletas de alto rendimento.

A beta-alanina é um aminoácido precursor de carnosina, componente formado de dois aminoácidos (alanina e histidina) presente nas fibras musculares e que funciona como neutralizador da acidez no sangue durante o treino – diminuindo a acidose que causa fadiga muscular. Além disso, estudos mostram que há aumento de massa magra em atletas que fazem a suplementação com a beta-alanina.

A suplementação diária com 4 a 6 g de beta-alanina durante, pelo menos, 2 a 4 semanas mostra melhora no desempenho do exercício, tanto em participantes treinados quanto não treinados. Ou seja, o nível de treinamento não altera a eficácia da suplementação. Seu efeito colateral conhecido é o de formigamento dos músculos.

A Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva apresentou um parecer favorável à suplementação de beta-alanina, apontando que seu consumo é seguro por indivíduos saudáveis. Entretanto, seu uso deve ser feito sob orientação de um profissional da saúde.

7. Probióticos

Probióticos são bactérias benéficas para o corpo, trazendo as mais diversas funcionalidades para o corpo, melhorando desde a digestibilidade dos alimentos, até a imunidade.

Existem muitas espécies de bactérias probióticas, cada com benefícios específicos que, quando combinadas, podem potencializar sua ação no organismo.

Um dos meios que atletas se beneficiam dos probioticos é através da simples regulação do intestino, que quando saudável, facilita a resposta adaptativa ao exercício.

É comum que atletas de alto rendimento apresentem sintonas como desconforto intestinal e diarreia, sendo que o uso de suplemento probiotico auxilia no combate aos causadores desses sintomas.

Outra forma de benefício vem através do aumento da imunidade, gerada pela suplementação de probióticos.

Exercícios longos e extenuantes, sem o devido tempo para a recuperação do organismo, fragiliza o sistema imune de praticantes de atividade física, tornando-os mais suceptiveis a doenças, principalmente respiratórias. Entretanto, o consumo regular de probióticos ajuda a constituir uma barreira protetora no intestino, aumentando a imunidade.

A suplementação com cepas específicas de probióticos pode ter um efeito mais indicado para praticantes de atividade física, com benefícios como:

  • Lactobacillus casei: aumento da imunidade e prevenção de infecções comuns em atletas.
  • Lactobacillus reuteri: prevenção de perda óssea.
  • Bifidobacterium lactis: aumento da resposta imune.
  • Lactobacillus rhamnosus: redução do peso corporal.
  • Lactobacillus helveticus: redução do estresse e auxilia no controle da pressão arterial.

Os probióticos podem ser encontrados em alimentos como leite fermentado; também existem opções no mercado em cápsulas e pó. Entretanto, probióticos específicos para melhora da atividade física, somente são encontrados em farmácia de manipulação e precisam de prescrição de médico ou nutricionista para serem manipulados.

Os efeitos colaterais relacionados à ingestão dos probióticos são: aumento na produção de gases e desconforto abdominal. Consulte um profissional da saúde que possa lhe auxiliar com a escolha dos melhores probióticos para seu objetivo.

Isso significa que apenas estes 7 suplementos bastam para ganhar massa?

isso significa que apenas estes 7 suplementos bastam para ganhar massa

O uso dos suplementos acima apresentados deve ser complementar à suplementação proteica e de e micronutrientes.

Como conhecido, as proteínas são indispensáveis para o ganho de massa magra pois, após atividades voltadas para o ganho de massa como, por exemplo, a Musculação, nosso corpo faz anabolismo, ou seja, crescimento muscular.

Para tal, o uso de suplemento proteico no pós-treino estimula ainda mais esse anabolismo. Os suplementos complementares, de extratos vegetais ou probióticos, auxiliam a melhorar a resposta do metabolismo, mas não substituem a proteina no anabolismo muscular.

Portanto, os 7 suplementos para ganhar massa citados são apenas complementares e visam, principalmente, aumento de performance nos treinos e bem-estar geral, o que, consequentemente, favorece a hipertrofia (ganho de massa).

Conclusão

Existem diversas alternativas de suplementos alimentares que podem ser utilizados para ganho de massa, além daqueles já conhecidos por todos.

Os benefícios principais encontrados pelos suplementos mostrados aqui são o de melhora da performance e redução da fadiga durante e após o treino.

Contudo, seu uso não exclui a utilização de outros suplementos como, por exemplo, os proteicos, e sempre deve ser orientado por um médico ou nutricionista que avaliará as melhores escolhas de acordo com a sua alimentação, treino e Individualidade Biológica.

Além da suplementação, uma boa alimentação e hidratação são essenciais para mantermos nossa saúde e alcançarmos nossos objetivos de maneira mais saudável e duradoura.

Conhece mais algum suplemento para ganhar massa pouco conhecido do grande público que não citamos no artigo? Conte para a gente nos comentários!


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Artigos Relacionados