Aviso: suco detox não desintoxica organismo, nem deve ser usado como substituto de refeição

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Aviso: suco detox não desintoxica organismo, nem deve ser usado como substituto de refeição

30 de agosto de 2016
Equipe Geração Fit

Suco detox: saiba por que o suco que, nos últimos tempos, se tornou queridinho das redes sociais não desintoxica o organismo, nem deve ser utilizado como substituto de refeições.

Muito tem se falado no suco detox como um novo método para emagrecimento, sendo amplamente difundido seu uso como substituto de refeição, ou até mesmo como uma bebida “milagrosa” capaz de livrar nosso organismo das mais diversas impurezas.

Pensando em todas essas informações que nos são despejadas diariamente pela mídia, juntamos todas as necessárias para que você entenda por que o suco detox não é uma alternativa milagrosa que deve ser adicionada à sua rotina, sem que antes adquira o conhecimento adequado sobre os seus reais benefícios.

Continue lendo e saiba tudo sobre o suco detox, inclusive o que é mito e o que é verdade.

Mas afinal, o que é suco detox?

O que é suco detox?

O nome “detox” vem, obviamente, de desintoxicação. A ideia é melhorar o funcionamento do organismo para eliminar todas as substâncias que não fazem bem, como excesso de sódio, por exemplo. Através da ingestão de ingredientes naturais, frescos e ricos em fibras que agem junto com o fígado, filtrando e eliminar as substâncias nocivas ao organismo.

Nem todo suco verde é detox e, nem todo detox é verde. Muita gente acha que é só colocar alguma coisa diferente, tipo couve, que vira detox. É claro que podemos colocar couve ou o que quiser no suco, mas para ele ser detox, precisa de uma receita padrão: base (água, água de coco ou leite de vegetais) + folha escura (couve, couve-flor, espinafre).

É aconselhável adicionar alguma fruta, vegetal (pepino, cenoura, beterraba, berinjela) e outro complemento (linhaça, gengibre, gergelim), por dois motivos, primeiro para não ter gosto de couve pura batida com água e, segundo para ser ainda mais nutritivo.

Suco detox e o mito da desintoxicação do organismo

Muitos programas de tv que visam orientar seus telespectadores sobre questões ligadas a saúde e promoção de uma vida saudável, acabam colocando o suco detox como uma salvação para hábitos alimentares inadequados ou, mesmo para o famoso exagero do final de semana.

Porém, o que esquecem de informar ao público, é que o suco realmente possui vitaminas e minerais importantes para o nosso corpo, mas os ingredientes utilizados para o preparo devem ser consumidos durante todo o dia, ou seja, o suco detox não vai suprir as necessidades energéticas e/ou nutricionais que o nosso corpo precisa em uma única dose.

No momento em que dizemos que o suco detox não desintoxica o organismo, estamos querendo focar que apenas a bebida não é a responsável por esse processo, e sim um conjunto de fatores.

O que devemos levar em conta é que maus hábitos de anos que prejudicaram a saúde não serão milagrosamente curados em 10 dias por exemplo, como muitos sites ou revistas informam.

Por que o suco detox não deve ser utilizado como um substituto de refeição

Suco detox como substituto de refeição

Todas as grandes refeições precisam incluir todos os grupos de alimentos. Logo, é aconselhável que nosso café da manhã, por exemplo, seja composto por uma porção de frutas, uma de laticínios (proteína) e uma de carboidratos. Um bom exemplo seria: uma fruta, leite ou derivados, pão integral ou similar.

É preciso sempre lembrar que as principais refeições do dia sempre conter os 3 macro nutrientes essenciais: carboidratos, lipídeos e proteínas.

Logo, quando uma pessoa opta por trocar conjunto de macro nutrientes por um suco, está fazendo uma prática que pode refletir em problemas de saúde mais tarde.

O único caso em que o suco detox pode vir a ser utilizado como substituto de refeição, sem que o aporte nutricional seja prejudicado, é em refeições “menos importantes” como, por exemplo, a ceia (última refeição do dia). Porém, essa não é uma regra geral, isso deve ser avaliado caso a caso de acordo com as necessidades nutricionais de cada uma.

Suco detox emagrece?

Suco detox emagrece

Visto como um milagroso meio para eliminar os quilinhos extras adquiridos após um período de extravagâncias, o suco detox ganhou notoriedade também devido a esta promessa.

O suco detox sozinho, não será capaz de proporcionar um emagrecimento saudável.

Não existe milagre! Somente o consumo de uma bebida não será capaz de fazer com que eliminemos aqueles quilinhos indesejados de forma saudável.

Para que isso ocorra, é preciso, antes de tudo, uma reeducação alimentar aliada a uma dieta balanceada e exercícios físicos.

Benefícios comprovados do suco detox

Quando aliado a outros fatores, contrinui para perda de peso saudável

benefícios suco detox perda de peso saudável

A perda de peso é resultado de mudanças nos hábitos alimentares podendo estar atrelada ao uso do suco detox, aliado a uma dieta rica em importantes macro e micronutrientes e, pobre em açúcares e gorduras.

Como mencionado no tópico anterior, o uso sozinho do suco não fará com que uma pessoa perca peso milagrosamente. Para que a perda de peso ocorra de forma saudável é fundamental que esteja atrelada a um plano alimentar correto e à atividade física.

Rico em antioxidantes que contribuem para “limpeza”do organismo

Rico em antioxidantes, o suco detox pode contribuir para eliminação de toxinas por meio da urina, fezes e até mesmo suor.

Veja bem que esta estamos falando que o suco apenas contribui, ou seja, para que a “limpeza” do organismo ocorra de fato é fundamental a obtenção de antioxidades e, também vitaminas e minerais, de outras fontes alimentares, que não somente o suco detox.

Geralmente contém ingredientes que contribuem para aceleração do metabolismo

Em muitos casos, o suco detox possui algum tipo de alimento termogênico como, por exemplo, o gengibre, capaz de acelerar o nosso metabolismo favorecendo a perda de peso.

Melhora o funcionamento do sistema digestivo

Devido a presença de uma grande quantidade de fibras oriundas das frutas e vegetais, o suco detox também contribui para o bom funcionamento do intestino, aliviando consideravelmente o problema da constipação. Lembrando que para que esse benefício realmente seja alcançado, não se deve coar o suco antes de consumi-lo.

Contribui para a saúde da pele

Sobrecarregado com a tentativa de eliminar um fluxo contínuo de produtos químicos e outras toxinas, o fígado recruta a pele para ajudar no processo de desintoxicação. A pele, ocupada em se livrar dos compostos tóxicos, não consegue receber os nutrientes e vitaminas que precisa para se manter saudável.

Além disso, ao consumir os sucos detox de maneira adequada, é fornecido ao corpo vitaminas e minerais que o ajudam a eliminar impurezas e se regenerar de maneira adequada.

Pode ocorrer um período em que sua pele irá começar a descascar, mas é completamente normal, pois esse processo é exatamente a substituição das células envelhecidas pela pele saudável.

Ajuda a combater o envelhecimento precoce

Durante o dia a dia nossa pele é exposta a agressões como, por exemplo, a poluição, que contribuem para o processo de envelhecimento precoce.

É nesse momento em que o suco detox entra em ação fornecendo nutrientes antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce da pele.

Desvantagens do suco detox

Possível fraqueza nos primeiros dias

É totalmente compreensível que no início de um plano alimentar que contenha suco detox, o corpo sofra um processo de adaptação, e o que faz com que, em alguns casos, a pessoa apresente uma ligeira fraqueza nos primeiros dias da dieta.

Isso se deve ao processo natural de adaptação do organismo à nova dieta e a provável redução energética do novo plano alimentar em comparação ao anterior.

Déficit de vitaminas e minerais

Tomar apenas um copo cheio de verduras, legumes e frutas não irá suprir totalmente as nossas necessidades diárias que precisamos.

Portanto, é importante que se busque outras fontes de vitaminas e minerais através da alimentação e, também, através da suplementação caso não seja possível obtê-los somente com a alimentação.

Receitas de sucos detox e benefícios dos seus ingredientes

Receitas suco detox

Confira a seguir duas variações de receita de suco detox e os reais benefícios de cada ingrediente:

Suco verde detox com couve

Ingredientes

  • 2 laranjas
  • 3 folhas de couve
  • 1 gengibre
  • 1 litro de água

Modo de preparo

  • Descasque as laranjas.
  • Corte-as em pedaços e tire as sementes.
  • Coloque no liquidificador.
  • Junte as folhas de couve bem lavadas e com talo.
  • Acrescente um pedacinho de gengibre.
  • Complete com o litro de água e bata tudo
  • Sirva com bastante gelo.

Suco de melancia detox

Ingredientes

  • 3 fatias de melancia sem caroço
  • 1 colher de chá de linhaça triturada
  • 1 colher de chá de gengibre ralado

Modo de preparo

  • Bata todos os ingredientes no liquidificador
  • Sirva com muito gelo!

Benefícios de cada ingrediente utilizado nesses dois tipos de suco detox:

  • Laranja: Rica em vitamina C,B, A e E, zinco, ferro, magnésio, cálcio e manganês. Contriui para a melhora do sistema imunológico e sistema cardíaco.
  • Couve: Rica em cálcio, ferro, fósforo, vitaminas A, complexo B, C e Contribui para a perda de peso por dar saciedade, é antioxidante e contribui para a saúde dos nossos ossos.
  • Gengibre: Ajuda na perda de peso acelerando o metabolismo, auxilia na saúde do sistema gastrointestinal, prevenindo náuseas e vômitos. É antioxidante e anti-inflamatório, ajudando na prevenção de doenças como câncer cólon-retal e úlceras no estômago.
  • Melancia: rica em potássio, ferro, magnésio, zinco, cálcio e vitamina C. Auxilia na hidratação corporal, previne problemas renais, reduz a pressão sanguínea e é um ótimo antioxidante.
  • Linhaça: Fonte de ômega 3 e 6, ajuda a emagrecer por ser rica em fibras, previne doenças do coração, auxilia no aumento do sistema imunológico e equilibra os valores de sódio no organismo.

Conclusão

O suco detox deve fazer parte como um complemento em um programa alimentar saudável. Casos que necessitem de resultados específicos como emagrecimento, reeducação alimentar ou suplementação da alimentação diária, deve-se sempre levar em consideração a opinião de um profissional especializado.

Só assim será possível obter um programa adequado que forneça todos os macro e micro nutrientes necessários a cada pessoa e, assim, manter o bom funcionamento do organismo.

Por isso, o acompanhamento profissional é fundamental para obter os resultados desejados. Não adianta fazer uma combinação de frutas, legumes e verduras e ir tomando em substituição às refeições e comprometer a saúde.

Se informe e busque sempre a orientação de um profissional! O que achou desse artigo? Deixe o seu comentário mais abaixo e, não se esqueça de deixar também o seu e-mail no campo abaixo para ser a primeira a receber artigos como este. 😉


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Artigos Relacionados