Mix de nuts, barra de frutas, barra de nuts ou barra de cereais: qual a melhor opção?

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Mix de nuts, barra de frutas, barra de nuts ou barra de cereais: qual a melhor opção?

20 de novembro de 2017
Gabriela Dantas (CRN 46136)
Nutricionista

mix de nuts

Mix de Nuts, barras de nuts, frutas ou cereais? Em dúvida entre qual escolher? Calma, nós vamos te ajudar.

Nunca fomos tão bombardeados com promessas de alimentos supernutritivos, de fácil acesso e que nos ajudam a seguir firme na dieta como nos dias atuais.

A busca por alimentos para lanches rápidos que sejam, ao mesmo tempo, gostosos, nutritivos e que cabem dentro da bolsa se tornou febre entre as mulheres que buscam melhorar a alimentação tornando-a mais saudável e apetitosa. Mas, com tantas opções de marcas e tipos, muitas vezes a escolha pelo tipo de produto ideal, torna-se uma tarefa difícil, não é mesmo?

Primeiramente, vamos conhecer cada uma delas e saber qual é a ideal para o seu objetivo.

Mix Nuts: o que são?

mix de nuts o que são

São mix de oleaginosas compostas, geralmente, por castanhas, nozes, amêndoas, sementes variadas e frutas secas, na sua forma desidratada e com ou sem sal.

São comercializadas geralmente em porções individuais, que variam de 30g a 50g, ou em potes maiores de 300g a 500g.

Mix de nuts: nutrientes e benefícios

São ótimas fontes de nutrientes essenciais como a vitamina E, selênio, polifenóis e ômega 3. Além disso, pode conter uma quantidade considerável de fibras, potássio, magnésio, zinco, proteínas e gorduras insaturadas. Com isso, tem ação comprovada no combate às doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e possui ação antioxidante.

Mesmo contendo um valor calórico considerável, as mix de nuts podem auxiliar no processo de emagrecimento, pois são ricas em ácidos graxos mono e poli-insaturados, conhecidos por participarem do processo e diminuição do colesterol ruim (LDL) do organismo e aumentar o colesterol bom (HDL). Trinta gramas (30g) de mix de nuts podem conter de 130 a 170 Kcal.

Barras de nuts: o que são?

barra de nuts o que são

São barras compostas por oleaginosas, as mesmas das mix de nuts, acrescentando que algumas podem conter sementes como a chia, linhaça, quinoa e gergelim.

São comercializadas em barras individuais, geralmente de 30g, podendo também ser comercializadas em caixas com 2 ou mais unidades.

Nutrientes e benefícios

Também são ricas em gorduras boas, vitaminas do complexo B e minerais importantes como o cálcio, ferro e fósforo. Como essas barras precisam de um ingrediente que dê liga é normalmente usado o açúcar para essa função. Logo, é importante sempre verificar o rótulo da embalagem e excluir as marcas que abusam do açúcar.  As calorias das barras de nuts podem variar de 120 a 170 Kcal.

Barras de frutas: o que são?

barra de frutas o que são

As barras de frutas são elaboradas a partir das frutas na sua forma seca, apresentam vantagens nutricionais, pois, além de supersaborosas, podem atender a diferentes paladares e ajudam a atingir a meta de ingestão diária de frutas (cinco porções). As principais frutas usadas são banana, cereja, coco, morango, frutas vermelhas e etc.

Nutrientes e benefícios

A composição dessa barra se difere bastante das barras e mix de nuts, pois levam com si, todos os nutrientes presentes na fruta, portanto são ricas em vitaminas A, C e algumas do complexo B, além de oferecer minerais essenciais ao nosso corpo como cálcio, potássio, fósforo e magnésio.

A frutose (açúcar da fruta), juntamente com as fibras, é liberada aos poucos na circulação sanguínea para ser transformada em energia, o que é essencial para quem não quer engordar. As calorias presentes nas barras de frutas podem variar de 55 a 75 kcal.

Barras de cereais: o que são?

barra de cereais o que são

As barras de cereais são fabricadas a partir dos mix de cereais, que podem ser a aveia, linhaça milho e flocos de arroz. São mais energéticas e podem ser integrais ou não. Devemos tomar cuidado ao comprar este tipo de barrinha, pois muitas delas não são consideradas saudáveis, por conter excesso de conservante, corante e xarope de milho.

Nutrientes e benefícios

As versões integrais são poderosas fontes de fibras que ajudam a regular o intestino, aumentar a saciedade, ótima opção para quem está em processo de emagrecimento, e auxiliam na diminuição do colesterol ruim (LDL). As calorias das barras de cereais podem variar de 80 a 110 Kcal.

Alguns tipos de barras podem conter com alto teor de açúcar e gorduras trans, podendo virar a vilã da sua dieta. Portanto, sempre olhe o rótulo e fuja dessas versões.

Qual opção é mais saudável?

Todos os tipos de barras e os mix de nuts possuem suas particularidades, uns possuem mais vitaminas, outros mais gorduras boas. O ideal é que você escolha a opção que mais te favoreça no momento e atenda suas necessidades. O mais importante é saber analisar o rótulo do produto e principalmente a lista de ingredientes. E lembrem-se, quanto mais alimentos e menos aditivos, melhor.

Qual opção devo escolher?

qual opção devo escolher

Isso vai depender do momento do seu dia, por exemplo, se você é praticante de musculação a melhor opção são as barrinhas de nuts e as mix de nuts após o treino, por conter gorduras boas e componentes que auxiliam na hipertrofia. Se você quer um lanche rápido entre as refeições ou um lanche que te dê disposição antes do treino, pode optar pelas barrinhas de fruta ou cereais.

As mix de nuts e as barrinhas auxiliam na perda de peso?

Tanto o mix de nuts, quanto as barrinhas de nuts, cereal e frutas podem auxiliar na perda de peso.

As mix de nuts e barras de nuts, em especial, são ainda mais eficientes! Por se tratarem de produtos de baixa caloria e compostos de gorduras boas, vitaminas e minerais, além de ser de fácil acesso e baixo preço, esses produtos podem te ajudar naquele momento em que você precisa fazer um lanche rápido.

Mas, nunca é demais lembrar: caso opte pela barrinha de nuts, fique atenta ao rótulo para saber qual a quantidade de açúcar do produto e opte, sempre que possível, por aquelas que não apresentam açúcar em sua composição ou pelo consumo das nuts no formato in-natura (mix de nuts).

Outra dica importante é não se esquecer de aliar o consumo desses produtos com uma alimentação balanceada.

Benefícios das gorduras boas presentes nas mix de nuts e nas barras de nuts

benefícios das gorduras boas presentes nas mix de nuts e barras de nuts

Quando pensamos em gordura nas comidas, logo vem à cabeça de muitas pessoas aqueles alimentos supergordurosos e que já queremos excluir da nossa alimentação, pois sabemos que não é algo saudável e sabota nossa dieta.

Mas, existem também as gorduras consideradas boas, que são aquelas que trazem benefícios ao organismo e que nos ajudam a ficar com a saúde em dia. São elas as gorduras monoinsaturadas (vitaminas e minerais) e as poli-insaturadas (ômega 3 e ômega 6), que protegem o coração e tem um efeito anti-inflamatório, além de diminuem o colesterol no sangue e os níveis de triglicérides.

Importância das mix de nuts e barra de nuts para hipertrofia

As gorduras boas presentes na mix de nuts, são de extrema importância para quem quer ganhar massa magra. As oleaginosas presentes nesses produtos ajudam no processo de hipertrofia, ou seja, no crescimento do músculo, e na manutenção da massa muscular, aumentando a produção de hormônios e melhorando a circulação sanguínea, atua também na recuperação do músculo e das células no pós-treino, e por serem antioxidantes, retardam o envelhecimento precoce.

Já a vitamina E, presente nas mix de nuts e barra de nuts, reduz os riscos de doenças cerebrais e degenerativas, através da melhora da circulação sanguínea. Porém, não podemos esquecer de equilibrar a maneira de consumir essas diferentes sementes e não utilizá-las em excesso.

Receitas fáceis de mix de nuts, barra de cereais e de frutas

receitas fáceis de mix de nuts, barra de cereais e de frutas

Se você se interessou nesse tipo de alimento, vamos te ensinar a fazer sua barrinha, com um toque caseiro e muito mais saudável:

Mix de Nuts

Este é o mais simples. Escolha suas oleaginosas preferidas, nozes, castanhas, amêndoas e outras, misture todas e guarde em um pote com tampa.

Barra de cereais simples granola

  • 2 xícaras (café) de granola light;
  • 1 colher de sobremesa de açúcar mascavo;
  • 1/2 xícara de mel;
  • Margarina para untar a forma.

Modo de preparo: Coloque a granola, o açúcar mascavo e o mel na panela. Leve ao fogo baixo por aproximadamente 10 minutos sem parar de mexer. Desligue o fogo e coloque a massa em uma forma untada com margarina. Corte em pedaços ainda quentes, deixe esfriar.

Barra de banana e aveia

  • 2 xícaras de aveia em flocos;
  • 2 colheres (sopa) de gergelim;
  • 2 claras;
  • 2 bananas secas picadas;
  • 1 banana amassada;
  • 3 colheres de sopa de mel ou xilitol.

Em uma tigela, coloque todos os ingredientes e misture bem para que fiquem bem compactados. Unte a forma com um pouco de margarina e despeje a massa sobre ela. Leve ao forno pré-aquecido durante 20 minutos á 180 Cº. Retire da forma e corte.

Conclusão

Tanto as mix de nuts quanto as barras de nuts, cereais ou frutas são ótimas opções para serem consumidas nos lanches entre as principais refeições e/ou em situações em que não é possível comer algo mais elaborado.

São itens saudáveis, de consumo rápido e preço acessível. E para você não sabotar a sua dieta, sempre observe a tabela nutricional, lembre-se de quanto mais proteínas, fibras e gorduras do bem produto tiver, melhor ele será.

Além disso, todos os 4 tipos de produtos são ótimas fontes de fibras que ajudam além de a garantir uma maior saciedade e reduzem os impactos negativos dos carboidratos simples.

E caso seu objetivo seja manter o peso ou perder aqueles quilinhos indesejáveis, prefira aquelas com baixo teor de carboidrato e que utilizem adoçantes naturais como stévia e xilitol. Lembre-se que as barrinhas são boas escolhas, mas devem ser somente um complemento na sua alimentação diária.

O que achou do artigo? Deixe a sua opinião e/ou compartilhe sua experiência no consumo destes alimentos no espaço destinado aos comentários abaixo. Não se esqueça também de deixar o seu e-mail para receber conteúdo exclusivo e em primeira mão.


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Artigos Relacionados