Goji berry: emagreça até 2 kg por semana e, de quebra, fortaleça seu sistema imunológico

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Goji berry: emagreça até 2 kg por semana e, de quebra, fortaleça seu sistema imunológico

30 de outubro de 2017
Gabriela Dantas (CRN 46136)
Nutricionista

goji berry

Goji berry, a frutinha vermelha que chegou para ficar, já era consumida pelos orientais a milhares de anos, e aqui no Brasil, ficou famosa e teve seus benefícios exaltados entre os adeptos da alimentação saudável, por ajudar a perder peso de forma equilibrada, além de fornecer inúmeras propriedades benéficas a saúde do corpo e da mente.

Origem da goji berry

Derivada e cultivada na China, Tibete, Nepal e outros partes da Ásia, as bagas desse superalimento são usadas na medicina tradicional chinesa a mais de 6000 anos, e cada vez mais os pesquisadores descobrem benefícios significativos, que fazem com que a goji berry seja considerada um superalimento.

O que é goji berry?

o que é goji berry

É uma fruta cítrica, de cor avermelhada, parecida com uma uva passa, só um pouco mais comprida. No Brasil, é encontrada apenas na sua forma desidratada.

É considerada uma superfruta por sua composição rica em vitaminas e minerais, e por possui todos esses componentes, além de produzir efeitos metabólicos e fisiológicos no organismo, é classificada como um alimento funcional.

Outro detalhe importante é que composta por cerca de 21% de fibras. Quanto ao sabor é um pouco amarga, mas pode ser consumida juntamente com outros alimentos, o que diminui o amargor.

Nutrientes da goji berry

Que as gojis têm inúmeros nutrientes já sabemos, mas ela ganha em disparado no quesito vitamina C. Uma única porção com 100g da fruta fornece cerca de 40 vezes mais vitamina C do que uma laranja inteira, por exemplo.
Outros nutrientes essenciais para a manutenção do nosso metabolismo estão presentes na composição desta fruta, são as vitaminas do complexo B, como a tiamina (B1), riboflavina (B2) e a vitamina B6 (piridoxina). Além de vitaminar nosso corpo, eles auxiliam na perda de peso e exaltam a sensação de bem estar.

Ela conta também com o beta-sitosterol, que possui uma função anti-inflamatória, auxilia a estabilizar os níveis de colesterol, além de se uma alternativa no tratamento de impotência sexual e ajuda na prevenção de doenças da próstata.

A goji berry também é uma ótima fonte de vitamina A, e de importantes minerais como ferro, cálcio, cobre, selênio, potássio e zinco.

Goji berry: Benefícios

goji berry benefícios

Os principais benefícios relacionados a esta fruta são:

1. Melhora o sistema imunológico

A alta concentração de vitamina C e a presença da glutamina na composição da fruta, faz com que o fortalecimento do sistema imunológico seja intensificado com o consumo regular.

A vitamina C possui a capacidade de aumentar os anticorpos e estimular a produção de leucócitos, as células presentes no nosso sistema de defesa contra a invasão de microrganismos e outros agentes estranhos ao organismo.

Já a glutamina garante o fornecimento de energia e faz com que as células do sistema imune combatam os agentes invasores, além de ser rica em aminoácidos essenciais.

2. Auxilia na saúde dos olhos

A goji berry é rica em carotenoides, como o betacaroteno, a luteína e a zeaxantina, carotenóides que, comprovadamente, previnem a degeneração celular em todo o corpo, e em particular nas córneas, por isso, o consumo desta fruta protege os olhos contra a perda gradual de visão, e também atuam na prevenção da catarata, degeneração macular e retinopatia diabética.

3. Ação anticancerígena

Por ser rica em potentes antioxidantes, como os polifenóis, a goji berry tem a capacidade de eliminar os radicais livres do organismo, mantendo assim, bem longe, diferentes tipos de mutações celulares que podem desencadear doenças como o câncer, ou seja, é uma grande aliada para a prevenção.

4. Auxilia no emagrecimento

auxilia no emagrecimento

Há estudos que comprovam que o consumo da goji berry pode ajudar na perda de peso. Pessoas que consomem quantidades adequadas de vitamina C, possuem 30% mais eficácia em queimar gordura durante atividade física moderada do que indivíduos com baixo consumo do nutriente.

Por ser rica em fibras, estas responsáveis por aumentar a sensação de saciedade e diminuir o apetite, ajudam também no processo de emagrecimento.

A goji berry tem um índice glicêmico considerado baixo. Alimentos com um IG baixo satisfazem a fome rapidamente e diminuem a vontade de comer. Portanto, consumir esta superfruta reduz a vontade de comer alimentos com amido e açúcar, que aumentam o peso.

5. Retarda o envelhecimento

Por ser rica em antioxidantes, a fruta goji berry ajuda a prevenir os danos que os radicais livres causam no nosso corpo e previne o envelhecimento precoce das células de forma eficaz.

6. Auxilia na redução da celulite

Sua ação anti-inflamatória, é também uma grande aliada no tratamento da celulite, que é definida por uma inflamação.

Entre os principais fatores causadores da celulite estão a baixa ingestão de fibras e altos níveis de colesterol. E, é justamente aí que a goji berry atua, nutrindo o corpo com um ótimo teor de fibras, o que consequentemente, contribui, também, para a redução do colesterol.

7. Sensação de bem-estar

Além de possuir muitos aminoácidos importantes, por exemplo, aqueles que o corpo não produz, a goji berry possui o triptofano, que é utilizado por nosso cérebro para produzir serotonina, o hormônio do bem-estar, que é capaz de melhorar a qualidade do sono e do humor, ajudando a reduzir a o estresse e a fadiga. As bagas também produzem uma sensação de saciedade, podendo ser sempre consumidas.

8. Prevenção de doenças cardiovasculares

prevenção de doenças cardiovasculares

Estudos publicados em 2009 na Nutrition Research indicam que o aumento do consumo de goji berry, faz com que sua ação antioxidante aumente, e a oxidação do LDL (colesterol ruim) diminua. Isso ocorre por causa das propriedades das vitaminas C, E e A e consequentemente, o risco de doenças cardiovasculares diminui.

Outras propriedades da Goji berry

  • Possui ação anti-inflamatória nos músculos e articulações;
  • Protege contra os distúrbios do sistema nervoso;
  • Por ser rica em aminoácidos, a fruta possui efeitos que diminuem o catabolismo, com isso, auxiliam na manutenção da massa muscular;
  • Auxilia na manutenção da glicose sanguínea;
  • Diminui a vontade de comer doces em excesso;
  • Ajuda no tratamento de infecções urinárias;
  • Auxilia no tratamento de doenças respiratórias como a asma, infecções e tosses crônicas;
  • Protege o rim e o fígado e facilita a boa digestão.

Goji berry: para que serve?

goji berry para que serve

Além de todos esses benefícios citados acima, a goji berry é ideal tanto para manter a saúde em dia, quanto para prevenir doenças, além, de ser um excelente alimento para consumir continuamente na dieta. Possui quantidade baixa de calorias e é indicado para dietas com restrição calórica.

Ele tem grande teor de proteínas que ajudam a manter a estabilidade dos músculos, um ingrediente essencial para os praticantes de atividade física.

Goji berry emagrece?

A fruta pode ser uma grande aliada no processo de emagrecimento sim, mas como qualquer outro tipo de alimento utilizado para auxiliar a perda de peso, a goji berry deve ser conciliada a um estilo de vida saudável, que possibilite que o emagrecimento aconteça.

Desta forma, o consumo da goji berry com o objetivo de perder peso deve ser realizado adequando seu cardápio, e excluindo das refeições os alimentos vilões do emagrecimento, como as gorduras e açucares.  O ideal é investir nas proteínas de boa qualidade, sem deixar de comer frutas, saladas, beber muita água e não se esquecer de praticar atividade física regular.

Formas de Consumir a Goji berry

formas de consumir a goji berry

Existem várias formas de consumo para você aproveitar todos os benefícios desta fruta:

Chá:  acrescente um punhado de goji berry em uma xícara com água quente e deixe descansar por 10 minutos. Não adoce. Você pode beber o chá e comer as frutas já hidratadas.

Fruta desidratada: a fruta pode ser consumida sozinha ou ser misturada a outras frutas, saladas, sucos, vitaminas e iogurtes, para que se alcance seus efeitos. Existem várias receitas fit com o uso da goji berry. O importante é que seu consumo esteja presente no dia a dia.

Suco: coloque que punhado da fruta para hidratar em um copo com água por 15 minutos. Depois bata no liquidificador com água ou água de coco.

Quanto devo comer?

A orientação é consumir entre 15 a 45 gramas da fruta, em torno de 2 colheres de sopa, uma no almoço e outra no jantar ou 100 ml do seu suco.

Goji berry: cápsulas

Além das formas de consumo citadas acima, temos também a opção das cápsulas. Elas possuem o extrato da fruta mais concentrado e tem o potencial de preservar todos os nutrientes e assim, todos os benefícios da fruta na sua forma natural. Os principais efeitos associados ao uso do suplemento no organismo são a diminuição do apetite e o auxílio na digestão alimentar.

A indicação de uso pode variar de acordo com a marca, mas no geral, quando utilizado para auxiliar no emagrecimento, é necessário ingerir 2 cápsulas por dia, uma no almoço e outra no jantar, ou segundo as orientações que estão escritas na embalagem.  Lembrando que esta forma de consumo da goji berry é considerada suplementação, portanto, só deve consumida somente após orientação de um nutricionista ou médico nutrólogo.

Goji berry: onde comprar

Tanto a fruta desidratada, como os suplementos são encontrados tanto em loja de produtos naturais, como também as farmácias.

Contraindicação

O consumo de goji berry não é recomendado para pessoas que utilizam medicamentos para pressão arterial como a Varfarina, que tomam insulina, que sejam alérgicas ou tenham outras doenças.  Também não é aconselhado o uso em crianças, gestantes e idosos.

A ingestão diária da vitamina C não deve ultrapassar 2.000 mg e o seu excesso por períodos longos de tempo pode causar danos à saúde, como distúrbios gastrointestinais, incômodo na bexiga e até cálculos renais.

Receitas com goji berry

Colocamos abaixo 3 receitas fáceis para você se deliciar e introduzir essa frutinha na sua alimentação de uma vez por todas:

Vitamina de Goji berry

  • 1 xícara de leite (desnatado ou vegetal)
  • 1 colher (sopa) de goji berry
  • 1 colher (sobremesa) de chia
  • 1 colher (chá) de agave – opcional

Bata tudo no liquidificador até ficar com uma consistência homogênea

Suco de Goji berry

  • 1 copo (200 ml) de água de coco
  • 2 colheres (sopa) de goji berry
  • 2 morangos

Bata tudo no liquidificador até dissolver os ingredientes

Smoothie de Goji berry

  • 1 xícara de suco de laranja
  • 2 colheres (sopa) e goji berry
  • 1 banana
  • 1 xícara de Iogurte natural

Bata tudo no liquidificador com gelo.

Conclusão

Assim, destacamos a importância da goji berry, um superalimento, com uma grande quantidade de nutrientes e poucas calorias, que deve fazer parte do seu cardápio diário. São inúmeros benefícios em um só poderoso alimento, que além de ser de fácil consumo, possui um sabor agradável.  Muitos de seus efeitos são comprovados cientificamente, portanto, você pode se jogar e consumir essa frutinha para perder uns quilinhos e, de quebra, turbinar a sua saúde.

Lembrando a importância de conciliar o consumo da goji berry com uma rotina alimentar harmônica e completa, que utilize alimentos de todos os grupos alimentares, inserindo a fruta com cautela de forma a evitar excessos, pois, quando consumida demasiadamente, os resultados podem não sair como esperado.


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Artigos Relacionados