Fitness

Entenda o real significado do termo

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Fitness

29 de fevereiro de 2016
Equipe Geração Fit

Originária da língua inglesa a palavra “fitness” significa aptidão física e, de acordo com Saba (2006), enfatiza a dimensão biológica. Teve origem a partir da junção dos verbetes “fit”, que significa apto e “ness”, que quer dizer aptidão. Na verdade, a expressão correta é physical fitnessfitness, ou aptidão física”. A expressão pode também se apresentar com uma conotação de exercício físico ou nível de treinamento.

É notável pessoas estão cada vez mais preocupadas com saúde e aparência, fato evidenciado pelo aumento no número de academias e de pessoas praticando atividades ao ar livre como caminhadas, corridas, ciclismo e outras. Fomenta-se o conceito fitness aliado a qualidade de vida.

Correta utilização do termo “fitness”

A palavra “fitness” tem função básica de elaborar treinamentos constantes para que o indivíduo chegue ao estado de bom condicionamento físico através de diversos fatores tais como: força, resistência aeróbica, eficiência cardíaca, e resistência muscular localizada.

Quando sua utilização é estritamente relacionada a performance, apresenta uma relação limitada com a saúde, devido a liberação do hormônio cortisol, comum quando determinada atividade física se torna longa e exaustiva.

O termo se popularizou para em referência aos frequentadores de academias de ginástica, porém seu uso pode também ser ampliado à praticantes de todo tipo de atividade física, e não somente aquelas relacionadas a musculação e aulas coletivas indoor. Para isso, basta que o indivíduo tenha um bom nível de aptidão e condicionamento físico.

Os alimentos “padrão fitness”

Atenta ao aumento no número de pessoas adeptas ao estilo de vida saudável e, consequentemente, à crescente popularização do termo “fitness”, a indústria de alimentos vêm introduzindo cada vez mais alimentos saudáveis, tais como derivados do leite com 0% de gordura e sem lactose; pães, massas e biscoitos integrais; sucos industrializados zero açúcar e sem conservantes e etc; trazendo em seus rótulos a expressão “Fit”.

Como se tornar uma mulher fitness

Tornar-se uma pessoa com nível de condicionamento físico considerado fitness, dependerá, sobretudo, do tipo de treinamento ao qual ela seja submetida. Irão estar em jogo as capacidades motora, cardiorespiratória, de força muscular e de endurance, que é a capacidade de suportar um esforço estressante prolongado. Há de se levar em conta também fatores como: tamanho do corpo, composição corporal, nível de VO2 máximo, motivação e estado de nutrição, que influenciam diretamente no condicionamento físico.

fitness-geracao-fit

Tendo plena consciência destes fatores, é possível saber qual o nosso limite, afinal, o corpo humano não é uma máquina, e cada pessoa responde de forma diferente aos estímulos, de acordo com seu biotipo e fatores genéticos. Por isso, para se tornar uma “mulher fitness”, é fundamental a dedicação às atividades físicas e alimentação balanceada, nunca se esquecendo de seu limite físico e que, fatores estereótipos de beleza, como baixo percentual de gordura, nem sempre é sinal de saúde.


DEIXE SEU COMENTÁRIO