Tomilho

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!


Tomilho

26 de fevereiro de 2019
Equipe Geração Fit

tomilho

Tomilho: planta que alivia a tosse, é benéfica para o cabelo, pele e ainda ajuda na redução de febre.

O tomilho é uma erva culinária usada desde a antiguidade. Além do uso na cozinha, antigamente era muito usada por curandeiros a fim de baixar a febre, e inclusive para casos de envenenamento.

Ele também era usado para proteger carnes e alimentos da deterioração. O óleo de tomilho, por sua vez, já foi muito usado em curativos antes da invenção dos antibióticos.

Tomilho: para que serve?

O tomilho é popularmente consumido por via oral, seja na forma de tempero para pratos principais ou na forma de chá, para tratar casos de: bronquite, tosse convulsa, dor de garganta, cólicas, artrite, dor de estômago, gastrite, diarréia, enurese, dispraxia (distúrbio de movimento em crianças), flatulência e doenças de pele.

Também é usado para aumentar o fluxo de urina, como um diurético, para tratar infecções urinárias e como um estimulante do apetite.

Como uso medicinal, algumas pessoas aplicam ele diretamente na pele para rouquidão (laringite), amígdalas inchadas (amigdalite), boca dolorida, e mau hálito. Já óleo do tomilho, pode ser usado em enxaguantes bucais e higienizantes com o intuito de acabar com germes.

Tomilho: benefícios

1. Age contra a dor de garganta

O óleo de tomilho é um dos antimicrobianos naturais mais potentes e é excelente contra a dor de garganta, pois ele contém em sua composição o carvacrol, que é um composto que apresenta ótima atividade bactericida.

Um estudo realizado em 2011 pelo Departamento de Microbiologia Médica e Sanitária da Universidade Médica de Lodz, na Polônia, testou a resposta do óleo de tomilho a 120 diferentes tipos de bactérias isoladas de doentes com infecções da cavidade oral, do trato respiratório e do trato geniturinário.

Os resultados mostraram que o óleo da planta de tomilho exibiu atividade extremamente forte contra todas as espécies de bactérias, demonstrando inclusive uma boa eficácia contra bactérias resistentes a antibióticos.

2. Reduz a pressão arterial e os níveis de colesterol

A ingestão de tomilho tem sido relacionada com a produção de atividade anti-hipertensiva, ou seja, diminui a pressão arterial em pessoas que sofrem de hipertensão.

Um estudo de 2014 feito com animais descobriu que o seu extrato é capaz de reduzir significativamente a frequência cardíaca de ratos com pressão arterial elevada. Também foi verificado que o tomilho também serviu para reduzir os níveis de colesterol, triglicérides e LDL, enquanto aumenta os níveis de colesterol HDL.

Ratos tendem a ter respostas muito semelhantes aos seres humanos quando se trata de hipertensão, por isso os resultados são significativos também para os humanos.

3. Previne o envenenamento ou intoxicação alimentar

Não é à toa que se usava tomilho em casos de envenenamento nos tempos antigos. Um dos seus benefícios  é a capacidade de evitar a contaminação dos alimentos e também de descontaminar alimentos previamente contaminados.

Em vários estudos publicados pela revista científica Microbiologia de Alimentos, os pesquisadores descobriram que o óleo essencial da erva do tomilho foi capaz de descontaminar alfaces inoculadas com Shigella, uma espécie de bactéria que causa diarréia e pode levar a grandes danos intestinais.

No estudo, bastou lavar as folhas de alface em uma solução contendo apenas 1% do óleo para diminuir o número de bactérias Shigella.

4. Melhora o humor

A substância carvacrol, encontrada no tomilho, tem sido estudada nos últimos anos e mostrou ter efeitos positivos no humor.

Pesquisas publicadas em 2013 mostraram que quando o carvacrol foi administrado por 7 dias seguidos em animais, os níveis de dopamina e serotonina (hormônios importantíssimos na manutenção do humor) no córtex pré-frontal e no hipocampo aumentaram.

Tais dados sugerem que o carvacrol é uma molécula que influencia a atividade cerebral através da modulação de neurotransmissores como a dopamina e a serotonina. Assim, o consumo regular de tomilho pode trazer benefícios como a melhora do humor e o bem-estar.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO