Qual o protetor solar ideal para cada tipo de pele

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Qual o protetor solar ideal para cada tipo de pele

12 de janeiro de 2017
Equipe Geração Fit

protetor solar ideal

Protetor solar ideal: saiba qual o tipo de proteção ideal para o seu tipo de pele.

Muitas que acompanham o Geração Fit já sabem que a vitamina D, obtida a partir dos raios solares é essencial para a boa saúde e, por isso, é recomendada uma dose diária de sol.

Porém, conhecemos também os riscos dos raios solares, como envelhecimento precoce, manchas e até mesmo câncer de pele. Portanto, o filtro solar é um item indispensável.

Para cada tipo de pele é recomendado um tipo específico de protetor solar ideal. Confira as dicas para o seu tipo de pele:

Pele normal

A pele considerada normal apresenta um nível de oleosidade controlada, sem ressecamento. Em relação ao filtro solar, recomenda-se sérum, loção ou spray, que é mais resistente ao contato com a água e o suor.

Pele oleosa

Deve-se optar, preferencialmente, por protetores à base de gel, sem gordura e sem álcool, pois são absorvidos mais rapidamente pela pele sem obstruir os poros ou deixar a pele brilhosa.

As versões em gel-creme, sérum e mousse também são recomendadas, pois são leves e fluidas.

Pele seca

Apresenta aspecto desbotado e opaco, toque áspero, e exige cuidados extras, devido à maior tendência para o envelhecimento.

Neste caso, o protetor solar ideal é o na versão creme, para que hidrata a pele. Opte por protetores em loção que contenham em sua composição água e óleo.

Pele sensível

Sua principal característica é a hiper-reatividade e intolerância. Para regular a sensibilidade da pele, os melhores protetores são os que não possuem perfume e tem formulação neutra.

As versões em loções e gel-creme são as mais indicadas.

Pele clara

Bronzeia pouco, queima com grande facilidade, é suscetível a risco de câncer de pele e propensa a manchas. Para esse tipo de pele o indicado é usar protetores com, no mínimo, FPS 60.

Pele muito clara

Por ser muito sensível ao sol, dificilmente se bronzeia e a tendência é ficar vermelha. Sua exposição ao sol pode ocasionar irritação e apresenta um alto risco de câncer, por isso é recomendado usar fator de proteção solar FPS 90.

Pele morena

Não é tão sensível ao sol quanto as outras, queima moderadamente e se bronzeia com mais facilidade. Porém, a longo prazo, pode adquirir manchas escuras provocadas pelo sol. Por isso, é importante usar sempre fator de proteção 35 ou 40.

Pele morena clara

Nos primeiros dias de praia, deve-se usar filtro com fator elevado, de FPS 45 a 60. À medida que a pele vai se acostumando, pode-se diminuir o fator de proteção, mas nunca usar um menor que 30.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO