Como organizar a geladeira para melhor conservação e durabilidade dos alimentos

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Como organizar a geladeira para melhor conservação e durabilidade dos alimentos

5 de maio de 2017
Equipe Geração Fit

organizar a geladeira

Organizar a geladeira: descubra quais são os locaismaisindicados para cada tipo de alimentopara uso consciente e organizado da sua geladeira. 
Muitas pessoas têm o hábito de manter a geladeira bem cheia, porém a visível fartura pode significar desperdício e uma possível intoxicação alimentar, pois o excesso de itens pode fazer com que alimentos sejam esquecidos e se deteriorem.
Organizar a geladeira não é uma tarefa supérflua, é uma questão de cuidado com a saúde, pois muitas vezes os indícios de que um alimento está estragado não são visíveis.
Saiba agora como se prevenir armazenando e organizando adequadamente os alimentos em sua geladeira.

Tipos de alimentos a serem armazenados em cada local

1. Porta

Parte da geladeira com mais variação de temperatura, então é ideal para armazenar alimentos menos perecíveis como geléias, conservas, agua e condimentos. Jamais armazena na porta alimentos mais perecíveis como ovos, leites e iogurtes!

2. Prateleiras superiores

Como estão mais perto do congelador são mais geladas e por isso ideal para queijos e laticínios e carnes prontas. Se desejar que ovos se conservem por mais tempo, é o lugar ideal!

3. Prateleiras intermediárias

Este local é recomendado para alimentos semi-preparados como sucos, saladas, bolos, sobremesas, sobras de alimentos que preferencialmente devem ser acondicionadas em vasilhas de vidro com tampa.

4. Gavetas e prateleiras mais baixas

Este local deve ser preferencialmente destinado a frutas e verduras que são mais sensíveis a temperaturas mais baixas.

Dicas para organizar a geladeira

Não é necessário lavar ovos antes de guardá-los na geladeira, deixe para fazer isso quando for utiliza-los. A limpeza prévia remove a película protetora da casca e como esta é porosa, podem fazer com que os ovos estraguem mais facilmente. Se houver alguma sujeira, remova-a com um pano ligeiramente úmido.

Organizar a geladeira não dispensa olhar a data da validade dos produtos, nem acompanhar a rotatividade dos mais velhos à frente dos mais novos, essas continuam sendo tarefas importantes.

Outra tarefa, não menos importante, é deixar espaço entre as prateleiras para facilitar a refrigeração constante.

Geladeira com muitas sacolas plásticas, vasilhas e embalagens acabam por refrigerar os alimentos por desigual, favorecendo a deterioração.

Ao descongelar uma carne, retire na noite anterior e deixa-a na prateleira mais baixa para degelar aos poucos.

Não deixe sob a pia durante a noite para descongelar pois a própria água, proveniente do descongelamento e calor são tudo que as bacterias precisam para se proliferarem.

Ao lavar e higienizar folhas, secar em uma centrífuga para guarda-las bem sequinhas. Isso permitirá mais vida de prateleira na geladeira. Cenouras após lavadas, devem ser bem secas, e raladas em seguida.

As mesmas também terão maior vida de prateleira se ficarem em vasilhame seco, de preferencia escuro.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO