Ora-pro-nóbis

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Ora-pro-nóbis

30 de maio de 2017
Equipe Geração Fit

ora-pro-nóbis

A ora-pro-nóbis vem conquistando cada dia mais as pessoas. Em especial, os veganos, planta originária do continente americano e seu nome científico é Pereskia aculeata.

A ora-pro-nóbis é encontrada em abundância na região Sudeste do Brasil e muito usada na culinária.

Seu cultivo é fácil e seu valor nutricional muito alto. Adapta-se facilmente a diversos tipos de solo e climas. Ela pertence à família das cactáceas.

Sua floração ocorre por apenas um dia, podendo ocorrer de janeiro a abril com flores pequenas e perfumadas de coloração branca.

A produção de seus frutos ocorre de junho a julho apenas, e são amarelos e redondos. A generosa e bela floração é um ornamento ao ambiente, ideal para decoração natural de propriedades rurais, como chácaras, sítios e fazendas.

Suas propriedades já são bastante conhecidas justamente pelas pessoas que vivem nas zonas rurais, e a cultivam em seu quintal como remédio e alimento.

Foi a partir desse conhecimento popular que a ora-pro-nobis passou a chegar às grandes cidades, ainda de forma bastante tímida.

Benefícios da ora-pro-nóbis

Bom para o sistema digestivo e intestinal

Por possuir alto teor de fibras, ajuda no processo digestivo e intestinal, promovendo saciedade, facilitando o fluxo alimentar pelo interior das paredes intestinais, além de ajudar a recompor toda a flora intestinal.

Isso evita os estados de constipação, prisão de ventre, formação de pólipos, hemorroidas e até tumores.

Possui propriedades anti-inflamatórias

O chá, feito a partir de suas folhas, tem excelente função depurativa, sendo indicado para processos inflamatórios, como cistite e úlceras.

Bom para o sistema imune

A alta concentração de vitamina C ajudará a fortalecer o sistema imunológico, evitando uma série de doenças oportunistas.

Bom para pele e visão

Ótima para a pele, devido à presença de vitamina A (retinol) em grande quantidade. O retinol, derivado da vitamina A, também é fundamental para manter a integridade da visão em dia.

Rica em proteínas e vitamina C

É uma planta com alto teor de proteína (aproximadamente 25% de sua composição), e é justamente por isso que é tão querida pelos veganos. Entre seus aminoácidos, temos a lisina e o triptofano em maior quantidade.

Seu elevado teor de vitamina C supera a laranja em 4 vezes. Além de minerais e vitaminas, também é rica em fibras.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO