Nível de insulina em jejum

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Nível de insulina em jejum

8 de maio de 2017
Equipe Geração Fit

nível de insulina em jejum

Nível de insulina em jejum: mesmo a glicose em jejum estando normal, os níveis de insulina podem estar elevados, indicando um caminho perigoso.

Muitas vezes o nosso corpo não emite sinais de alerta quando alguma coisa não vai bem. Pode, inclusive, demorar muito até que isso aconteça.

A fim de monitorar a saúde, um dos exames que não podemos deixar de fazer é o rastreamento do nível de insulina em jejum.

Iremos agora entender o que diferentes níveis de insulina em jejum revelam sobre a nossa saúde:

Nível de Insulina em Jejum

O nível de insulina reflete o quão saudável é o seu nível de glicose com o passar do tempo.

A insulina ajuda o açúcar a se locomover do sangue para as células, onde ele pode ser usado ou armazenado. A glicose sanguínea cronicamente elevada leva à resistência à insulina e à várias doenças crônicas, incluindo a diabete e a doença cardíaca. Tanto a glicose sanguínea quanto a resistência à insulina elevadas são epidêmicas hoje em dia.

Uma das causas mais frequentes de glicose elevada (e resistência à insulina) é o consumo demasiado de grãos e açucares, especialmente a frutose, considerada especialmente prejudicial devido a maneira como rompe o encaixe “chave e fechadura” entre a insulina e os receptores celulares.

Ela é capaz de induzir rapidamente a resistência à insulina mesmo quando consumida em quantidade relativamente pequena pelos padrões atuais (25 gramais ou mais por dia).

É importante que saibamos que o nível normal de insulina sanguínea em jejum deve ser abaixo de 5, mas o ideal mesmo é que ele esteja abaixo de 3.

Se o seu nível de insulina for maior do que a referência de 3 a 5, a maneira mais eficaz de otimizá-lo é reduzir ou eliminar da dieta todas as formas de açucares, especialmente a frutose, exatamente pelos motivos que mencionei acima.

Você também pode usar um outro teste simples para checar o seu nível de glicose em jejum. Apenas esteja ciente de que é possível ter glicose em jejum baixa, mas ainda ter um nível de insulina significantemente elevado.

De modo geral, uma glicose em jejum abaixo de 100 mg/dl sugere que você não é resistente à insulina, enquanto que um nível entre 100 e 125 mg/dl sugere que você é ligeiramente resistente à insulina ou que tem tolerância para glicose debilitada, também chamado de pré-diabetes.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO