Manteiga de nuts: conheça essa alternativa saudável recém chegada ao mercado

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Manteiga de nuts: conheça essa alternativa saudável recém chegada ao mercado

20 de abril de 2017
Equipe Geração Fit

manteiga de nuts

Manteiga de nuts: a tendência fit que você precisa conhecer.

Enjoada da pasta de amendoim? Então que tal substituí-la por nozes, castanhas e avelãs?

Estes, juntamente com o próprio amendoim, são os ingredientes base da manteiga de nuts, cada vez mais presente no cardápio das malhadoras de plantão.

Isso por que ela contém nutrientes que garantem um pique extra para treinar, aumentam a sensação de saciedade e ajudam no ganho de massa magra.

Oleaginosas como amêndoas, nozes e castanha-de-caju são altamente nutritivas e podem se transformar em deliciosas manteigas saudáveis, ótima alternativa para variar a pasta de amendoim. As oleaginosas são ricas em óleos e gorduras boas, o que facilita a produção do creme.

Manteiga de Nuts preparo

As nuts precisam passar por dois processos: hidratação e desidratação a fim de neutralizar compostos que atrapalham a absorção de vitaminas e minerais no organismo.

Hidratação

Coloque as castanhas em um pote com água filtrada (encha até que elas estejam totalmente cobertas). Adicione uma pitadinha de sal. Tampe o recipiente com um plástico filme ou um pratinho e deixe em um lugar fresco ou até mesmo na geladeira da noite para o dia (mais ou menos 10 horas). Depois, é só descartar a água antiga e enxaguar com água filtrada.

Desidratação das oleaginosas

Espalhe as sementes em uma única camada sobre uma assadeira (prefira as de aço inoxidável) e coloque no forno quente (não ultrapasse 150 °C), mexa ocasionalmente até que fiquem completamente secas ou crocantes.

Processar a manteiga de nuts

É necessário um processador ou um liquidificador para fazer as manteigas de nuts. Processe 2 xícaras (chá) delas por 15 minutos ou até obter uma consistência de pasta. Guarde a preparação em potes ou garrafas de vidro e mantenha-a na geladeira por no máximo duas semanas.

Bonus, confira alguns benefícios de cada uma dessas oleaginosas

Amêndoas

Ricas em gorduras monoinsaturadas, elas têm grande poder anti-inflamatório.

Castanha-de-caju

Fonte de magnésio, ela é uma ótima aliada de quem precisa controlar a pressão arterial, pois contém oxido nítrico, substância que dilata os vasos e alivia, assim, a hipertensão.

Macadâmia

Ela esbanja antioxidantes, gorduras boas e aminoácidos essenciais. É por isso que é aposta certeira para controlar os níveis de glicose e triglicerídeos no sangue.

Nozes

Ótima fonte de antioxidantes como o selênio, vitamina E e ácido elágico.

Avelã

Além de ter boas doses de gorduras do bem, ela se destaca pela quantidade de ferro, tiamina, vitamina B6 e folato (ácido fólico) que possui.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO