6 sinais da intolerância ao glúten

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

6 sinais da intolerância ao glúten

29 de novembro de 2016
Equipe Geração Fit

intolerância ao glúten

Intolerância ao glúten é uma condição que leva a uma reação após a ingestão de alimentos que contenham glúten, proteína encontrada no trigo, cevada e centeio.

Os sintomas de intolerância ao glúten variam muito e podem incluir problemas gastrointestinais, dor nas articulações, fadiga e depressão. Conheça agora os seis principais sinais de intolerância ao glúten:

1-Confusão mental

Um dos sintomas mais surpreendentes de intolerância ao glúten, a confusão mental, que também pode ser sutil em sua natureza, é um sintoma comumente citado de pessoas que sofrem da doença.

2- Ganho de peso inesperado

O súbito e inexplicável aumento de peso é desconcertante para muitas pessoas intolerantes ao glúten. Em geral, o ganho de peso da intolerância ao glúten é resultado de duas coisas:

1. Má absorção e permeabilidade intestinal – dois efeitos colaterais da intolerância ao glúten;
2. Inflamação sistêmica, que é desencadeada pelo glúten.

3- Função imunológica anormal

Os anticorpos IgA, quando são sensíveis ou intolerantes ao glúten, têm um efeito contrário sobre o sistema imunológico. Encontrados principalmente no trato gastrointestinal e a saliva, os anticorpos IgA são defesa primária do corpo contra constipações, gripes e outras doenças.

4- Cefaleias e enxaquecas

Enxaquecas são dores de cabeça, muitas vezes, terrivelmente dolorosas que podem até mesmo ser debilitantes. Estranhamente, enxaquecas são muito mais comuns em pessoas intolerantes ao glúten, que a população em geral.

5- Problemas de pele

As propriedades de má absorção de nutrientes provenientes da intolerância ao glúten afetam diferentes áreas do corpo, incluindo o nosso maior órgão, a pele.

O glúten tem sido associado à acne, psoríase, eczema e dermatite herpetiforme (DH). Sintomas de pele decorrentes da intolerância ao glúten, muitas vezes incluem ardor, vermelhidão, erupções cutâneas, coceira e até mesmo bolhas.

6- Exaustão e fadiga

Este sinal é semelhante à confusão mental, em que os mecanismos exatos são um mistério. Pouca investigação científica tem sido realizada em examinar a correlação suposta entre a fadiga / cansaço e intolerância ao glúten.

No entanto, médicos acreditam que a intolerância ao glúten é paralela à fadiga através de inflamação e da de-alocação das reservas de energia do corpo.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO