Incontinência urinária: como prevenir

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Incontinência urinária: como prevenir

10 de janeiro de 2017
Equipe Geração Fit

Incontinência urinária: saiba como o fortalecimento da região pélvica contribui para a prevenção do problema.

Malhar os músculos da região pélvica ajuda a previnir a Incontinência urinária, problema que acontece com uma em cada quatro mulheres, segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia.

Mulheres que apresentam este problema, involuntariamente, deixam com que a urina vaze. O problema, muito comum depois da menopausa , surge em situações como rir, tossir, ou qualquer tipo de esforço que comprima a bexiga.

Nos homens, a incidência do problema é bem menor. A uretra deles é mais longa se comparada à das mulheres. Além disso, a falta de estrogênio na menopausa, e os eventos reprodutivos pelos quais elas passam ao longo da vida, contribuem para que o problema seja evitado.

Segundo o urologista Alexandre Crippa, coordenador do Centro de Urologia do Hospital Samaritano de São Paulo, o abdômen acaba apertando a bexiga que, por consequência, pressiona o esfíncter.

músculos assoalho pélvico

Ele explica que, se uma leve pressão for o suficiente para liberar a urina, a cirurgia pode ser necessária. Caso a incontinência não esteja em um estágio tão avançado, exercícios para fortalecer os músculos do assoalho pélvico são suficientes. Entre eles, existe uma mistura de pilates e balé, além de pompoarismo para prevenir e tratar a flacidez muscular da região genital feminina.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO