Hidroginástica é para todas as idades! Saiba por que passar a praticá-la

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Hidroginástica é para todas as idades! Saiba por que passar a praticá-la

2 de abril de 2019
Equipe Geração Fit

hidroginástica

Hidroginástica: exercício pode ser praticado por pessoas que visam melhorar seu condicionamento físico, perder peso e sair do sedentarismo de uma maneira muito divertida.

Engana-se quem pensa que fazer hidroginástica é só para a terceira idade, ela pode ser praticada por jovens, atletas e pessoas que fazem natação e querem melhorar o seu condicionamento físico.

Por ser um exercício mais seguro em comparação às modalidades de alto impacto, já que a água acentua o impacto das reações, a hidroginástica é muito praticada por pessoas com desvios posturais e dores articulares e na coluna.

Também pode ser feita por pessoas com obesidade, indivíduos que possuem alguma patologia e, também, por grávidas, mas sempre sob orientação médica. Mesmo não sabendo nadar é possível realizar uma boa atividade e obter resultados com os exercícios.

Benefícios da Hidroginástica

Hidroginástica garante elasticidade, resistência e coordenação motora

A grande vantagem da hidroginástica, sem dúvidas, é o fato de ela ser realizada debaixo d’água – o que diminui drasticamente a pressão em cima dos músculos e articulações.

Quando estamos na piscina, não precisamos fazer muito esforço para carregar nosso peso. E é por isso que a hidroginástica consegue trazer tantos benefícios: com movimentos e atividades dinâmicas, ela garante maior elasticidade, coordenação motora e resistência muscular.

Além disso, é uma das melhores atividades aeróbicas que existem, estimulando a perda de calorias e gorduras. Fica a dica para quem quer um exercício aeróbico que seja mais leve, sem precisar suar muito!

Trabalha a respiração e a circulação sanguínea

Para quem sofre com problemas respiratórios, como asma ou bronquite, a hidroginástica também é muito indicada. Isso porque, além de trabalhar a parte física, ela também promove exercícios de respiração e concentração.

Assim, você melhora a eficiência de circulação do oxigênio pelo corpo e, por isso, consegue tratar melhor certas deficiências.

Além disso, a hidroginástica também exige menos dos ossos, evitando o desgaste com o passar do tempo – por isso, também é indicada para a prevenção da osteoporose e de outras doenças

Mas, não é só isso: por ser uma atividade mais leve, ela traz muito bem-estar e tranquilidade, diminuindo o estresse e a ansiedade. Mais um incentivo para você experimentar!

A hidroginástica também pode funcionar como fisioterapia

A hidroginástica acaba sendo muito indicada como fisioterapia para tratar lesões nos ossos ou articulações: debaixo d’água, você pode movimentar os braços, pernas e músculos de forma mais suave, sem causar muito impacto.

Por isso, quem sofre com tendinite, artrite e outros reumatismos nas articulações, pode usar essa atividade como forma de terapia – trabalhando o foco do problema sem exigir demais do corpo.

É uma atividade física para todas as idades

Existe um imaginário de que a hidroginástica é uma atividade quase exclusiva para pessoas mais idosas. Só que esse é um dos maiores equívocos que alguém pode cometer, pois ela é muito mais diversa do que parece.

Em alguns lugares você vai encontrar, inclusive, aulas de hidroginástica voltadas para crianças. Nesse caso, ela é feita com atividades mais divertidas (geralmente usando bolas e macarrões flutuantes) e jogos mais dinâmicos, para a diversão dos pequenos. Lembrando que, nesse caso, as piscinas devem ser mais rasas para atender a altura deles.

Já as aulas voltadas para adultos costumam trabalhar mais o alongamento do corpo e movimentos que garantem maior flexibilidade e equilíbrio.

Por isso, muitas gestantes procuram por essa atividade física, pois ela também ajuda a melhorar a oxigenação do bebê dentro do útero. Além de todo o bem-estar, a hidroginástica traz um benefício específico: estimula a produção do hormônio relaxina nas gestantes que, na hora do parto, ajuda a relaxar e a alargar o colo do útero.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO