Graviola

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!


Graviola

9 de maio de 2019
Equipe Geração Fit

graviola

A graviola é um fruto da árvore Annona muricata, muita encontrada em regiões tropicais. É uma fruta de casca verde e espinhosa, cujo aspecto lembra o da jaca, sendo conhecida, em certas regiões do Brasil, como jaca-do-pará. Sua polpa branca é consumida crua ou utilizada em sorvetes, sucos, cremes e doces. Muita popular na região nordeste

A graviola é altamente nutritiva, porém além da fruta em si, as folhas, raízes, casca e sementes têm grande tradição de uso em compostos medicinais, sendo utilizados como remédio natural para doenças como infecções, febre, problemas digestivos e diarreia. Existem, inclusive, registros de seu uso como planta medicinal no tratamento de diversas enfermidades por populações indígenas da América e tribos africanas.

Benefícios da Graviola

Ajuda a retarda o envelhecimento

Devido a presença de antioxidantes, a fruta ajuda a combater os radicais livres que causam danos às células da pele. A alta concentração de vitamina C presente na fruta também contribui para esse efeito antioxidante.

Combate inflamações

O fruto da Annona muricata também pode ser benéfico para ajudar a reduzir inflamações. Um estudo publicado no Journal of Medicinal Food comprovou que a Annona muricata possui ação anti-inflamatória, pois inibe os mediadores químicos do processo inflamatório.

Em um outro estudo, do International Journal of Molecular Sciences, estudiosos sugeriram que a graviola pode ser uma fonte ativa de substâncias com ação anti-inflamatória.

Diurético natural

A graviola é rica em água, mais de 82% do peso da fruta é composto por água, o que, aliado à presença de sais minerais, como magnésio e potássio, ajuda na eliminação de líquidos.

Assim, seu suco é uma excelente fonte de hidratação e pode auxiliar pessoas que têm dificuldade em tomar as quantidades recomendadas de água diariamente. O efeito diurético elimina o excesso de água retido no corpo, reduzindo peso e medidas.

A presença de magnésio também pode ser especialmente benéfica no alívio do inchaço pré-menstrual, pois ajuda a aliviar os sintomas dessa fase do ciclo menstrual.

Graviola: Cuidados e Efeitos Colaterais

Apesar de muitas pessoas utilizarem a semente da graviola no combate a parasitas intestinais e outras aplicações medicinais, seu uso não é recomendado devido à presença de anonacina, uma acetogenina tóxica capaz de atravessar a barreira hematoencefálica, chegando ao cérebro.

Estudos já demonstraram que a ingestão das sementes da fruta pode causar ou facilitar o desenvolvimento de doença neurológica com lesões similares à doença de Parkinson e distúrbios do sono. Porém, aparentemente, o fato estaria ligado ao consumo em grandes quantidades da fruta e do chá das folhas, por longo tempo, em populações de regiões endêmicas da espécie. Assim, o consumo moderado em uma dieta balanceada normal não teria grandes efeitos de toxicidade, porém mais estudos são necessários sobre o assunto.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO