5 formas de substituir o gel de carboidrato

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

5 formas de substituir o gel de carboidrato

2 de maio de 2017
Equipe Geração Fit

gel-de-carboidrato

Gel de carboidrato: Cansada do gel carboidrato? Conheça outras formas de reposição de energia para os treinos.

Os corredores já sabem a importância que tem o gel de carboidrato para reposição de energia durante treinos e provas. Ele é, de longe, o que dá mais gás e energia para manter as passadas firmes, especialmente nas longas distâncias, corridas que ultrapassam os 60 minutos de duração.

Por que necessitamos repor energia? Nosso corpo tem um estoque de hidratos de carbono que dura, em média, 60 minutos. A partir disso, é necessário ingerir mais “combustível” para ter energia e evitar a fadiga muscular.

O ideal é que se consuma de 30 g a 60 g de carboidratos por cada hora adicional de exercício físico. O gel de carboidrato é o mais indicado, prático de carregar e, dependendo da marca, têm até 20g de hidratos de carbono de rápida absorção.

Porém, existem opções naturais e práticas de se carregar e transportar que substituem o gel de carboidrato na reposição de energia do corpo.

5 alimentos que substituem o gel de carboidrato

1) Uva-passas

Beneficia o rendimento, tem a vantagem de ser natural, com um índice glicêmico menor que o gel de carboidrato, sabor mais agradável, baixo custo e prático. A uva-passas é indicada devido a sua praticidade, mas frutas como cereja, damasco e figo têm efeito semelhante.

2) Banana

É tudo de bom sob vários aspectos (veja aqui porque comer banana todo dia). Cheia de hidratos de carbono e com boa quantidade de potássio e vitamina B6, a banana é ótima para evitar câimbras e repor energia pós-treino.

3) Suco de laranja

Fonte de vitamina C, que ajuda também na recuperação muscular, o suco de laranja também contém ácido fólico, responsável por manter os níveis de hemoglobina altos; e pectina, responsável por controlar os níveis de açúcar no corpo. Conselho: não é recomendado coar o suco, para aproveitar todos os benefícios da fruta.

4) Barra de cereal

Outra fonte que substitui o gel de carboidrato (cada unidade tem em média 15g de hidratos de carbono), a barra de cereal pode ser ótima alternativa para repor energia logo após de terminar o treino. Mas, fique atenta a quantidade de açúcar na composição. Algumas marcas abusam da quantidade, tornando as barrinhas prejudiciais à saúde ao invés de benéficas.

5) Mel

Composto basicamente por carboidratos (frutose e glucose) e com uma pequena quantidade de proteínas, vitaminas e minerais, o mel é ideal para fornecer energia rápida ao corredor, já que é absorvido pelo organismo sem demora, assim como o gel de carboidrato.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO