Corrida: mulheres que praticam devem ficar atentas ao fortalecimento do quadril

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Corrida: mulheres que praticam devem ficar atentas ao fortalecimento do quadril

13 de dezembro de 2016
Equipe Geração Fit

fortalecimento do quadril

Fortalecimento do quadril: esse é um assunto que poucas corredoras dão atenção. Descubra qual a sua importância.

A corrida traz vários inúmeros benefícios para a saúde da mulher, acelera o metabolismo, aumenta a capacidade cardiorrespiratória, tonifica os músculos, melhora o humor e diminui o estresse.

Entretanto, a mulher deve ficar atenta ao fortalecimento do quadril, as lesões nesta parte do corpo variam de 3 a 11% do total de ferimentos nos membros inferiores e geralmente são causadas por microtraumas de repetição, gerando sobrecarga excessiva nos tecidos sem que eles tenham tempo suficiente para cicatrização.

Um estudo demonstrou que o aumento repentino na distância semanal percorrida por mais de 30% ao longo de um período de 2 semanas, pode aumentar o risco de desenvolvimento de lesões relacionadas a corrida. O recomendável é que esse aumento não ultrapasse os 10%.

Antes de começar a correr, a mulher deve realizar uma boa avaliação funcional e preparar seu corpo para a atividade que está por vir. Estes cuidados vão contribuir para a longevidade da corrida e evitar afastamento por lesões.

Leia algumas dicas de exercícios para fortalecer o quadril:

Ponte: deitar de barriga para cima com os braços esticados e joelhos dobrados. Contrair o abdômen e elevar o quadril, mantendo suspenso por 10 segundos e retornar. Repetir 3 vezes.

Prancha ventral: deitar de barriga para baixo com os cotovelos e antebraços posicionados no chão na largura dos ombros e pernas estendidas com a ponta do pé apoiada no solo. Contrair o abdômen e elevar o tronco com o corpo alinhado e paralelo ao chão, manter suspenso por 10 segundos e retornar. Repetir 3 vezes.

Perdigueiro: Iniciar o movimento em 4 apoios, tocando as 2 mãos e os 2 joelhos no solo. Retirar uma das mãos do chão, esticando o braço a frente e a perna oposta para trás. Manter membros suspensos por 10 segundos e retornar. Repetir 3 vezes.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO