Farinha de Bambu: até 50% menos gordura, comparada às tradicionais

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Farinha de Bambu: até 50% menos gordura, comparada às tradicionais

8 de novembro de 2018
Equipe Geração Fit

farinha de bambu

Farinha de Bambu: com até 50% a menos de açúcares e gorduras comparada às tradicionais, o produto possui gosto, cor e aroma muito próximo às farinhas tradicionais.

A farinha de bambu é o novo experimento de um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA).

Fabricada a partir do colmo jovem, a fase de desenvolvimento da planta que ocorre logo após passar a fase broto, a farinha de bambu foi utilizada na preparação de cookies e macarrões. O colmo foi selecionado pois apresenta maiores vantagens nutricionais se comparado com farinhas tradicionais.

A diferença entre a quantidade de fibras, por exemplo, é gritante: a farinha de bambu apresentou 50g contra 1,9g da farinha de mandioca. Já na quantidade de carboidratos, a farinha de milho apresenta 82g e a de bambu 24g.

No preparo do cookie, o estudo apontou queda de aproximadamente 50% nas taxas de açúcares e gorduras. Já no preparo do macarrão, o produto final apresentou menor índice glicêmico e aumento de fibras, resultando em um produto consideravelmente mais saudável.

A farinha de bambu possui cheiro, cor e gosto muito parecidos com os das farinhas que estamos acostumados. Além disso, é uma ótima opção para substituir as que são importadas de países como China e Estados Unidos para a elaboração de produtos sem glúten.

Uma boa ideia é trabalhar com as farinhas mistas. Uma pessoa que quer fazer um controle de obesidade e quer uma saciedade por mais tempo, pode fazer uma mistura em partes iguais da farinha de bambu com outra do gosto dela, para que ela não tenha tanto amido disponível, mas também tenha o seu produto regional.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO