3 exercícios para melhorar a postura de quem trabalha sentado o dia inteiro

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

3 exercícios para melhorar a postura de quem trabalha sentado o dia inteiro

5 de abril de 2018
Equipe Geração Fit

exercícios para melhorar a postura

Exercícios para melhorar a postura: previnem dores e ajudam a manter uma postura correta ao longo do dia.

Trabalhar sentado o dia inteiro em frente ao computador é uma das cenas mais comuns nos escritórios atualmente. Apesar de corriqueira, esta é uma forma de trabalho que pode causar além das famosas dores na coluna e pescoço, problemas como doenças cardiovasculares, obesidade e, até mesmo, depressão quando alguns importantes cuidados não são tomados.

Por isso, para reverter os efeitos deste “sedentarismo diário”, é importante manter um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada e, claro, a prática de atividades físicas. Existem, inclusive, exercícios que podem prevenir problemas e amenizar os efeitos negativos em quem trabalha sentado o dia todo.

Mesmo sem perceber, a postura das pessoas vai mudando e causando danos em toda a estrutura posterior do corpo. Trabalhar sentado cria vícios involuntários que, aos poucos, vão descompensando toda musculatura posterior e ocasionam lordose cervical, encurtamento (por falta de alongamento), rotação interna de ombros e dores na coluna ao longo do dia.

Para evitar esses problemas, é importante adotar uma rotina diária de alongamentos e o fortalecimento do corpo, como um todo, em especial da musculatura das regiões abdominal, costas e ombros, através de atividades físicas que envolvam trabalho de força, como, por exemplo, a Musculação.

3 exercícios para melhorar a postura de quem trabalha sentado o dia todo

1. Remada máquina

Este exercício permite trabalhar músculos do dorso como o Rombóide maior, Trapézio e infra-espinhal, principais responsáveis pela prevenção da protusão de ombros (ato ou efeito de manter os ombros “caídos” e escápulas abertas).

Execução: posicione-se segurando o puxador na altura dos ombros. Com o tronco apoiado no equipamento, puxe a barra em direção ao peito e retorne à posição inicial.

2. Pulley frente aberto

Este exercício permite trabalhar os músculos Redondo maior e Latíssimo do dorso, importantes para estabilização da coluna.

Execução: com os pés bem apoiados no chão, certifique-se de segurar na barra de forma equilibrada. Abra bem o peito, unido as escápulas e puxe a barra até a frente do queixo e depois deixe a barra subir novamente, controlando o movimento.

3. Remada baixa triângulo

Este exercício é um dos exercícios que trabalham o maior número de músculos do dorso, 5 no total, são eles: Trapézio, Rombóide maior, Redondo maior, Latíssimo do dorso e Eretor da Espinha, contribuindo bastante para a qualidade da postura.

Execução: posicione-se no aparelho apoiando os pés. Utilize uma barra no formato de “triângulo” para este exercício. Com os joelhos levemente flexionados e peitoral aberto, puxe o triângulo levando os cotovelos para trás. Retorne à posição inicial.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO