Correr na chuva: “pode isso Arnaldo?”

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Correr na chuva: “pode isso Arnaldo?”

7 de dezembro de 2016
Equipe Geração Fit

correr na chuva

Correr na chuva: quem nunca ao menos cogitou essa ideia? Basta você se arrumar para uma corrida na rua e, de repente, cai aquela chuva com cara de que vai perdurar por horas…

Muitas pessoas não tem horário flexível para a corrida devido a correria do dia dia. Somado a este fator, nesta época do ano pessoas, as adeptas da corrida de rua ainda têm de enfrentar a famosa chuva de verão que muitas vezes ocorre justamente no horário que você sai do trabalho doida para correr. O que fazer? Ficar em casa e desistir da corrida?

Não! A chuva não precisa ser um obstáculo para sua atividade física. É claro que a saúde deve ser sempre respeitada, correr com gripe, mal-estar, nunca é uma boa ideia, assim como correr com raios e tempestade.

Correr na chuva demanda alguns cuidados, mas não impede a prática esportiva. Aquecimento, terreno regular, boa postura e roupas leves fabricadas com tecidos que não absorvem água, podem garantir a qualidade da sua corrida mesmo com o tempo adverso.

Dicas para correr na chuva

Evite lugares desconhecidos e com terreno irregular. Buracos escondidos por poças de água podem causar entorses de tornozelo e problemas no joelho.

Para fugir da água que vem em direção ao rosto, a tendência é abaixar a cabeça e inclinar o tronco para a frente. Essa postura mantida por um treino longo, pode causar dores na coluna, então procure um trajeto onde a água não vá diretamente contra o seu rosto.

Mas, correr na chuva não faz mal?

Apesar da crença que sugere que exercícios na chuva podem afetar o sistema imunológico, cientistas comprovaram que a queda da temperatura corpórea aumenta o nível de atividade das células de defesa do corpo, portanto, não desanime!

Correr na chuva: como se vestir

Um casaco impermeável e um boné para facilitar a visão são suficientes. Se o tempo abrir, use roupas com tecidos sintéticos, óculos escuros e protetor solar, além, claro, do boné.

Assim, a combinação isolamento térmico, troca de ar, absorção e transporte de umidade, além do conforto, estarão presentes no seu treino.

É importante ter cuidado com o tênis, que pode estragar e mofar muito cedo. Para preservar os calçados, eles devem ser colocados para secar o mais rapidamente possível e, de preferência, com spray antibactericida.

A alimentação é fundamental para manter a imunidade equilibrada através da prática moderada de atividade física e repouso.

A importância da boa alimentação para quem deseja correr mesmo com chuva

Ingerir cinco porções diárias de frutas, verduras e legumes garante o acúmulo de vitaminas e minerais, potentes antioxidantes que atuam estimulando o sistema imunológico e combatendo os radicais livres.

Além disso, consumir vitamina C presente nas frutas cítricas, iogurte e leite fermentado, além de gorduras do bem como azeite e oleaginosas, atuam na melhora do processo de defesa do organismo.

Não se esqueça de manter a hidratação constante, pois mesmo sob chuva, o corpo perde líquidos através da transpiração e precisa de reposição adequada.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO