Quer emagrecer de vez? Então pare de contar calorias!

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!


Quer emagrecer de vez? Então pare de contar calorias!

11 de março de 2017
Equipe Geração Fit

contar calorias

Um dos maiores mitos sobre emagrecimento é: “Para emagrecer basta contar calorias.”

Nunca na história da humanidade contou-se tantas calorias como as pessoas contam hoje e, ainda assim, nunca tivemos no mundo tantas pessoas obesas como temos hoje.

Nos últimos 50 anos, o aumento alarmante do número de obesos fez a Organização Mundial da Saúde considerá-la uma epidemia global.

Coincidência? Claro que não. Pode ter certeza que tem muita coisa errada nisso tudo! E uma delas é achar que todos as calorias, de todos os alimentos, são iguais.

Um brigadeiro e uma maça possuem a mesma quantidade de calorias, mas devemos prestar atenção.

As calorias até podem ser usadas como referência, mas focar toda sua atenção no valor calórico dos alimentos e dispensar os efeitos metabólicos que eles têm é a forma mais eficiente de falhar na sua dieta.

Dietas baseadas em pontos e contar calorias, além de não serem as mais saudáveis, dispensam completamente o impacto hormonal e metabólico dos alimentos.

Para emagrecer com saúde é preciso focar em algo, muito mais relevante que quantidade de calorias, que são os nutrientes e o índice glicêmico de um alimento.

Índice glicêmico (IG) mede a velocidade com que os níveis de insulina aumentam em resposta à rapidez com que a glicose (um tipo de açúcar), presente especialmente nos carboidratos, entra na corrente sanguínea.

Por que o Índice glicêmico (IG)?

Uma dieta com menor índice glicêmico é importante para o corpo, porque não alteram bruscamente os níveis de insulina no sangue e promovem uma sensação de saciedade por mais tempo, favorecendo o emagrecimento.

Porém, vale lembrar que em algumas ocasiões, como após um treino de alta intensidade, ingerir alimentos de alto IG pode ser interessante sim, devido a sua rápida absorção, pois favorecem a queima de gordura e ganho de massa muscular.

É fundamental ter o acompanhamento de um nutricionista, já que é muito simplista classificar os alimentos entre bons e maus. Isso vai depende do quanto você ingere, do momento do dia, do seu objetivo, necessidades, entre outros fatores.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO