Conservação de alimentos: descubra como conservar e manipular corretamente os alimentos

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Conservação de alimentos: descubra como conservar e manipular corretamente os alimentos

22 de abril de 2017
Equipe Geração Fit

conservação de alimentos

Conservação de alimentos: saiba quais são os cuidados básicos de armazenagem e manipulação necessários para garantir a integridade e frescor dos alimentos.

A alimentação é primordial para a sobrevivência dos seres humanos e, para garantir uma boa saúde é necessário priorizar o cuidado com a manipulação e a conservação dos alimentos, evitando possíveis contaminações que causam as famosas intoxicações alimentares.

A maioria das doenças alimentares se originam em superfícies, utensílios de cozinha e mãos contaminadas e, também, na contaminação cruzada que resulta, principalmente, no contato entre alimentos crus com alimentos cozidos e prontos para consumo.

Por isso é importante um cuidado na manipulação e conservação de alimentos, as pessoas que manipulam os alimentos devem dar vital importância à higiene visando proteger a sua saúde e a de quem irá ingerir esses alimentos.

O Geração Fit listou alguns cuidados importantes que devem ser tomados na manipulação e conservação de alimentos.

Cuidado na Manipulação e conservação de alimentos

Higiene pessoal

A higiene pessoal do manipulador de alimentos engloba vários cuidados. Por meio das mãos, cabelos, unhas, barbas, nariz, boca, olhos, roupas, assessórios e perfume, por exemplo, o manipulador pode contaminar o alimento e comprometer a saúde do consumidor.

Uma das principais fontes de contaminação são as mãos dos manipuladores de alimentos. Por isso, é importante antes de preparar qualquer alimento ou refeição, lavar as mãos e as porções expostas dos braços com sabão, secar com papel toalha de boa qualidade (nunca com pano de prato), aplicar álcool a 70% e deixar secar naturalmente.

Outro ponto importante é verificar a presença de feridas ou cortes nas mãos. Na presença de cortes, deve-se utilizar luvas durante todo o processo de cicatrização ou não manipular alimentos durante este período.

As unhas, por acumularem sujeiras devem estar sempre cortadas, limpas e sem esmaltes. O uso de anéis pulseiras e outros acessórios também devem ser evitados já que podem acumular resíduos de sujeira que podem contaminar os alimentos.

Cuidados importantes

O cabelo também deverá ser mantido sempre curto, protegido por uma rede ou touca. É importante tomar cuidado para não passar as mãos nos cabelos enquanto se está na cozinha.

Homens com barbas e ou bigodes, devem mantê-los sempre aparados. Deve-se também evitar tossir, espirrar e falar perto dos alimentos. Não se deve assoar ou tocar o nariz durante a manipulação de alimentos e é necessário que a resfriada se afaste das atividades da cozinha.

Existem também algumas situações que não devem ser realizadas na cozinha: provar ingredientes com as mãos ou colocar a colher que usou para provar a comida de volta na panela, fumar, manusear dinheiro, colocar o dedo na boca e se coçar.

Roupas limpas e sapatos fechados devem compor o uniforme do manipulador de alimentos. O uso de roupas adequadas, além de causar uma boa impressão, previne acidentes de trabalho e diminui o risco de contaminação de alimentos.

Cuidados especiais com os alimentos

Redobre os cuidados se for preparar alimentos crus como peixes, carnes e frango para evitar a contaminação cruzada, por exemplo: utilizar a mesma faca para cortar peixe cru e, sem lavar, trinchar um frango assado.

Lave em bastante água corrente os legumes, as verduras e as frutas que serão consumidos crus. Em seguida, prepare uma mistura contendo 1 litro de água e 1 colher (sopa) de hipoclorito de sódio e deixe-os de molho por 15 a 20 minutos e depois enxágüe novamente em água corrente.

Dicas para uma boa conservação de alimentos

Guarde os alimentos em vasilhames com tampa para evitar que sejam contaminados por insetos, roedores, fungos, dentre outros.

Troque os panos de prato constantemente, as superfícies (pia, mesa, etc.) e os utensílios de cozinha (tábuas de corte, panelas, etc.) devem ser mantidos limpos.

Conserve os alimentos em temperaturas inferiores a 10ºC (geladeira/freezer) ou superiores a 65ºC (cozimento) para evitar a proliferação de microorganismos.

Mantenha os alimentos perecíveis (peixes, queijos, iogurtes, etc.) em constante refrigeração, evitando que permaneçam por mais de 30 minutos em temperatura ambiente.

Coisa a evitar para uma boa conservação de alimentos

-Provar alimentos com as mãos. Ao provar com uma colher, não colocá-la novamente no recipiente antes de lavá-la;
-Fumar durante o trabalho;
-Tocar em dinheiro;
-Passar as mãos no cabelo durante a atividade;
-Usar o uniforme fora da área de trabalho;
-Enxugar o suor do rosto com as mãos, pano de prato ou avental;
-Coçar-se ou assoar o nariz durante a manipulação de alimentos;
-Anéis, brincos, pulseiras e roupas com botões para que não caiam sobre os alimentos.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO