Perigos do Cloro na água potável

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Perigos do Cloro na água potável

9 de junho de 2017
Equipe Geração Fit

cloro

Água com cloro destrói grande parte da flora intestinal, as bactérias amigáveis que ajudam na digestão dos alimentos e que protege o corpo contra patógenos prejudiciais.

Estas bactérias também são responsáveis pela fabricação de várias vitaminas importantes como a vitamina B12 e vitamina K, além de serem responsáveis também por condições crônicas da pele, como acne, psoríase, seborréia e eczema.

Estas condições podem ser melhoradas significativamente tomando e usando água potável sem cloro e dieta suplementar com Lactobacillus acidophilus e bifidus.

Água clorada contém compostos químicos chamados trihalometanos que são substâncias cancerígenas resultantes da combinação de cloro com compostos em água.

Estes produtos químicos, também conhecidos como organoclorados, não se degradam muito bem e geralmente são armazenadas nos tecidos gordurosos do corpo (peito, outras áreas gordurosas, leite materno, sangue e sêmen).

Organoclorados podem causar mutações, alterando o DNA, suprimir a função do sistema imunológico e interferir com os controles naturais do crescimento celular.

Há cerca de 180 anos atrás, os cientistas enquanto pesquisava a forma de prevenção contra a febre tifóide no abastecimento de água descobriram que o cloro matava as bactérias e vírus.

Por conter um altíssimo efeito corrosivo foi utilizado como arma biológica terrivelmente eficiente e eficaz durante a Primeira Guerra Mundial, foi à primeira arma biológica conhecida e utilizada em larga escala.

Na forma de gás ele é mais pesado que o ar, ficando próximo ao solo destruiu os pulmões dos soldados na guerra.

Hoje, no Brasil, o cloro é largamente usado como o principal método para a desinfecção do abastecimento de água, piscinas, lavanderia e branqueamento de roupas.

Os Países do Primeiro Mundo já abandonaram o cloro e estão eliminado o flúor do abastecimento da água. O flúor foi largamente usado pelos Nazistas para fazer controle dos povos dominados durante a Segunda Guerra Mundial; é um subproduto da bauxita.

Outro fator a ser considerado é a pele; o cloro destrói o equilíbrio natural das bactérias benéficas da nossa pele que tem uma ecologia própria que precisa ser preservada, a fim de manter a pele saudável e sua beleza associada.

O banho com a água clorada resseca e provoca a irritação da pele e prejudica os pulmões e podendo causar danos ao coração. Um problema sério no Brasil é que a sauna úmida utiliza a água clorada para geração do vapor; aí temos o gás clorídrico dentro das câmaras de sauna. Recomenda-se que se utilize sauna seca apenas no Brasil.

Nos países desenvolvidos o cloro foi eliminado do processo de abastecimento d’água há muito tempo e o flúor está em processo de eliminação há cinco anos. Alguns Pneumologistas recomendam o uso do vapor d’água dos chuveiros elétricos para as crianças com problemas respiratórios isto é grave.

Cloro na água do banho é prontamente absorvido pela pele e por inalação do vapor e spray. Em um banho de dez minutos, podemos absorver até 600% os contaminantes mais do que na água da torneira. Somos bombardeados diariamente por estas toxinas. Estudos científicos demonstram que por razões de saúde é melhor remover o cloro e flúor da água.

Cloro pode provocar edema pulmonar

A exposição regular ao cloro gasoso mesmo em níveis baixos, como no banho normal reduzir a capacidade de transferência de oxigênio dos pulmões; sendo fator crítico para os atletas e pessoas propensas a insuficiência cardíaca.

O limite olfativo do cloro é em torno de 3,5 PPM (partes por milhão), quando sentimos o cheiro de cloro a concentração já está acima deste nível legal. A concentração letal para dez minutos de exposição é de cerca de 600 PPM.

O cloro pode realmente aumentar os efeitos do envelhecimento da pele pelo o processo de deterioração celular. A resistência elétrica do chuveiro é feita de metal, algumas vezes, destruída pelo cloro. Nessas horas, tendemos a dizer que a resistência queimou, mas na verdade, foi o cloro que a danificou.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO