Chá de Bétula: Propriedades e Benefícios

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Chá de Bétula: Propriedades e Benefícios

30 de outubro de 2018
Equipe Geração Fit

chá de bétula

Chá de Bétula: conheça as propriedades e benefícios da bétula, uma planta poderosa que ajuda em casos de reumatismo, queimaduras e até retenção de líquidos.

A bétula é uma planta medicinal rica em compostos antioxidantes e outros nutrientes. Trata-se de uma árvore conhecida por sua capacidade de limpar o solo contaminado em que outras espécies de plantas não conseguem mais se desenvolver.

Assim, além do benefício ambiental ao solo onde ela cresce, as características e nutrientes presentes na planta também promovem vários benefícios para o nosso corpo, que incluem o combate a inflamações, o suporte ao sistema imune e a manutenção da saúde da pele.

Chá de Bétula: indicações de uso

O chá de bétula auxilia no tratamento de cólicas renais, cistite, uretrite, dores musculares, irritação da pele, psoríase, calvície, gota, caspa, para purificar o sangue, problemas nas articulações, celulite, reumatismo, fígado (gomos).

Benefícios do chá de bétula

O chá de bétula é a forma mais popular de aproveitar os benefícios da planta. Assim, os benefícios listados a seguir se devem aos nutrientes contidos nas folhas ou cascas da bétula usadas no preparo do chá:

1. Estimula o sistema imunológico

As folhas de Bétula podem ser consumidas na forma de um chá para ajudar a estimular o sistema imunológico do corpo.

O Chá de Bétula contêm propriedades antivirais e antibacterianas que ajudam a proteger o corpo contra a infecção e também aceleram a recuperação de qualquer infecção.

2. Melhora a inflamação

A casca da Bétula, em particular, contém ácido betulínico que possui poderosa atividade anti-inflamatória. Por isso, o Chá de Bétula pode ser usado para ajudar a tratar condições comuns da articulação, como artrite e reumatismo.

3. Promove uma boa digestão

O consumo de chá de bétula ajuda a melhorar o processo digestivo em geral. Por apresentar efeito anti-inflamatório, a planta é eficaz no alívio de desconfortos digestivos como dores abdominais, diarreia, azia, inchaço e cãibras na região pélvica e abdominal.

As folhas de bétula também são conhecidas por suas propriedades laxantes suaves. Isso significa que o chá também ajuda a aliviar problemas como a constipação através do estímulo aos movimentos intestinais naturais.

4. Mantém a saúde da pele e do cabelo

As folhas e a casca da bétula contêm propriedades adstringentes, ou seja, elas ajudam a reduzir a oleosidade na pele.

Seus efeitos anti-inflamatório e antibacteriano também ajudam a tratar diversas condições inflamatórias que atingem a pele como a eczema, a dermatite e a acne.

Devido às propriedades antioxidantes, o chá de bétula também pode prevenir sinais de envelhecimento precoce como rugas e marcas na pele.

Por causa das mesmas propriedades, a bétula também é útil para prevenir e tratar caspas, além de reduzir a oleosidade dos fios.

5. Trata problemas no trato urinário

O chá de bétula é benéfico no tratamento de inflamações ou infecções no trato urinário.

Suas propriedades diuréticas ajudam a aumentar a frequência e volume de micção, o que ajuda o organismo a eliminar ácido úrico em excesso, toxinas e líquidos acumulados no corpo.

Isso também ajuda a manter a saúde de órgãos como o fígado e os rins, removendo toxinas que prejudicam o funcionamento desses órgãos. No entanto, por causa do aumento da micção, é importante manter

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO