Benefícios da castanha-do-pará

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Benefícios da castanha-do-pará

10 de outubro de 2017
Equipe Geração Fit

castanha-do-pará

A castanha-do-pará é uma semente do mesmo grupo das nozes, amêndoas e outras oleaginosas. Ela é rica em gorduras boas, minerais e fitoquímicos e tem elevado valor nutritivo.

A castanha-do-pará é rica em antioxidantes, especialmente selênio. Uma única castanha fornece quase 100 mcg de selênio, que corresponde a 150% da dose diária recomendada.

As castanhas possuem compostos fenólicos e flavonoides e são ricas em vitamina E, fitosteróis e esqualeno. Seus efeitos benéficos são devido à sua ação antioxidante e antiproliferativa, o que reduz o risco de aterosclerose e câncer.

A castanha-do-pará é ótima para a saúde cardiovascular, ajuda a baixar o colesterol, é boa para a imunidade e ativa o metabolismo da tireoide.

Benefícios da castanha-do-pará

Ótimo pré-treino

Pessoas que treinam com objetivo da perda de peso, devem tomar o cuidado de não treinar em jejum. Por outro, fazer uma refeição pesada antes dos exercícios não é recomendado. O ideal é buscar por alimentos de fácil consumo, digestão leve e que forneçam energia e disposição ao corpo. Por reunir essas características, a Castanha-do-Pará é uma ótima opção.

Bom para o envelhecimento

A Castanha-do-Pará contêm Vitamina A e Vitamina E que aumentam a produção de Colágeno, dando-lhe tornando a pele lisa e firme. Aplique o óleo da Castanha-do-Pará antes de ir para a cama para adicionar um brilho saudável para sua pele.

Boa para Saúde do cérebro

A pesquisadora Bárbara Cardoso esclareceu que existe uma relação entre a quantidade de Selênio no organismo e o estresse oxidativo, para os casos de CCL, uma condição que antecipa, por exemplo, a ocorrência do mal de Alzheimer. Ela relata que conforme envelhecemos, os neurônios passam a produzir mais radicais livres durante a síntese de energia e que nossas defesas antioxidantes também vão se tornando ineficientes.

Boa para Tireoide

Zinco e Selênio audam a manter a boa saúde da tireoide e a Castanha-do-Pará é rica nesses dois nutrientes. A tireoide é uma glândula que fica localizada região do pescoço e é responsável para produzir hormônios que atuam na função dos órgãos virtais, que são os rins, o cérebro, o coração e o fígado.

Combate a depressão

A Castanha-do-Pará também é rica em triptofano, aminoácido precursor da Serotonina, contém Vitamina B6 e Magnésio, que ajudam no processo do hormônio do prazer e do bem-estar.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO