Benefícios da casca dos alimentos

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Benefícios da casca dos alimentos

19 de outubro de 2017
Equipe Geração Fit

casca dos alimentos

Casca dos alimentos: descubra como os benefícios de se aproveitar os alimentos de forma integral.

Tirar a casca de alguns alimentos, como a batata, é algo tão automático que a maioria das pessoas nem pensam muito a respeito.

Mas, o que a maioria delas não sabe, é que muitos alimentos guardam seus mais importantes nutrientes exatamente na casca. A própria batata, por exemplo, tem mais vitamina C na casca que uma laranja.

A casca de frutas, verduras e legumes também é rica em fibras, que ajudam a manter o funcionamento do intestino em dia. Isso é essencial para quem está tentando perder peso.

Apesar de ser um hábito descascar certas frutas, você pode estar se desfazendo O hábito de retirar a casca dos alimentos pode fazer com que se abra mão de uma gama de nutrientes que podem completar a sua alimentação saudável.

Segundo a nutricionista Daniella Chein, Alguns alimentos possuem mais fibras nas cascas e nas folhas do que na polpa em si, mas há alguns cuidados para serem tomados antes de consumí-las. É o caso das abóboras, chuchu, goiaba, maçã, maracujá e melancia, que possuem uma maior concentração de fibras nas cascas do que na polpa.

Outro bom exemplo é a banana: A casca da possui 1/3 das calorias, 8 vezes mais cálcio, o dobro do potássio e 4 vezes mais ferro que a polpa. Porém, a casca pode ser consumida no modo cozida ou assada. destaca a nutricionista

Outros exemplos de alimentos que devem ser consumidos integralmente

Folhas de couve-flor

– As folhas da couve-flor possuem 3 vezes mais vitamina C que as flores. Podem ser refogadas e consumidas. Ficam extremamente saborosas, além de fortalecerem o sistema imunológico.

Rama da cenoura

A rama da cenoura possui o dobro de fibras e potássio, 11 vezes mais cálcio e 85 vezes mais ferro que a própria casca e a polpa, melhorando o funcionamento do nosso intestino e beneficiando o nosso organismo de uma maneira geral.

Folhas de nabo

As folhas do nabo possuem o dobro de fibras e potássio. Além do triplo de vitamina C, cálcio e ferro que a polpa, que combatem a anemia, favorecem os ossos e fortalecem o sistema imunológico.

Folhas de beterraba

As folhas da beterraba possuem flavonoides e poderosos antioxidantes que auxiliam na prevenção do envelhecimento das células.

Quais os cuidados que se deve ter na utilização com a casca dos alimentos?

As hortaliças como repolho, couve-flor, brócolis (com folhas e talos), devem ser cozidas em panela destampada. Os sucos e saladas devem ser consumidos logo após o preparo. As cascas mais rugosas e resistentes devem ser lavadas com o auxílio de uma escovinha. Já as frutas, verduras e legumes devem ser lavadas em água corrente, limpa e tratada.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO