A importância dos carotenoides

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

A importância dos carotenoides

30 de março de 2017
Equipe Geração Fit

carotenoides

Os carotenoides são uma família de compostos abundantemente encontrados na natureza, sendo os responsáveis pela cor da maioria das frutas e vegetais, a qual pode variar desde o amarelo até o vermelho, como a encontrada no tomate vivo.

Licopeno é o carotenoide responsável pela cor vermelha do tomate. Além do tomate e seus derivados (suco, sopa, molho, catchup, etc), goiaba, melancia e mamão também são importantes fontes de licopeno presentes na nossa dieta.

Outro principal alimento fonte de carotenos é a cenoura, que quando cozida concentra mais o pigmento, apresentando maior quantidade de betacaroteno do que quando consumido cru.

Dos mais de 600 carotenoides existentes na natureza, aproximadamente 20 estão presentes no plasma humano e tecidos, e não mais que seis em quantidades elevadas: alfa – caroteno, beta-caroteno, beta -criptoxantina, licopeno, luteína e zeaxantina.

O corpo humano não é capaz de produzir estas substâncias e depende da alimentação para adquirí- las. Os carotenoides têm sido assunto de interesse da comunidade científica há muitos anos devido ao fato que muitos deles se convertem em vitamina A no organismo.

recentemente pesquisas demonstraram que os carotenoides atuam como antioxidante, protegendo as células dos danos oxidativos e, consequentemente, reduzindo o risco de desenvolvimento de algumas doenças crônicas.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO