Benefícios da Capuchinha

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Benefícios da Capuchinha

12 de setembro de 2017
Equipe Geração Fit

capuchinha

A capuchinha é uma planta medicinal, também conhecida como chagas, mastruço e capuchinho, que pode ser utilizada no tratamento de infecção urinária, escorbuto e doenças na pele. Seu nome científico é tropaeolum majus.

Pode ser adquirida em lojas de produtos naturais e em algumas farmácias de manipulação.

Capuchinha: indicações

A capuchinha serve para tratar infecção urinária, acne, alergias na pele, caspa, eczema, escorbuto, falta de apetite, fortalecimento do couro cabeludo, pele envelhecida, insônia, problemas digestivos, retenção de líquidos, depressão e cicatrização de feridas.

Propriedades

As propriedades da capuchinha incluem sua ação antibiótica, expectorante, desinfetante, digestiva, antisséptica, depurativa, digestiva, estimulante, sedativa, purgativa e diurética.

Como utilizar

As partes utilizadas da capuchinha são as suas flores e folhas, para fazer chás, infusões, sucos ou saladas. Veja como preparar uma infusão  dela para tratamento da caspa:

Adicionar 4 colheres picada em ½ litro de água fervente e depois lavar os cabelos com a mistura final, resultado da infusão.

Efeitos Colaterais

O único efeito colateral da capuchinha, conhecido até então, é a irritação gástrica, nos casos de ingestão. Porém, em todo o caso, um médico ou nutricionista deve ser consultado para melhor avaliação de uso individual.

Contraindicações

A capuchinha está contraindicada para pacientes com gastrite, hipotireoidismo, insuficiência cardíaca ou renal e mulheres grávidas ou em fase de lactação.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO