Benefícios do palmito

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Benefícios do palmito

16 de março de 2017
Equipe Geração Fit

benefícios do palmito

Benefícios do palmito: o alimento, de baixas calorias, é rico em potássio, substância que ajuda a manter controlada a pressão arterial, além de prevenir a retenção de líquidos.

Obtido a partir do interior da palmeira, o palmito contém formato cilíndrico, tentador para construir pratos atrativos. A coloração branca contribui com a aparência do alimento, e a sua crocância é destaque não só em saladas frias, como em receitas aquecidas.

Para melhor obtenção dos benefícios, o palmito deve ser fervido durante 15 minutos para eliminar a alta concentração de sódio (prejudicial para o coração e circulação sanguínea), pois é encontrado para consumo em conserva.

Por ser rico em fibras o palmito contribui para um excelente funcionamento do intestino. Além disso, é rico em cálcio e ferro, importantes para a formação dos tecidos e para a manutenção dos ossos.

Benefícios do palmito

Bom para o sistema imunológico

Os benefícios do palmito podem ser convenientes para proteção do sistema imunológico, pois fornece vitamina C, que age como importante fonte preventiva contra gripes, resfriados e até infecções de graus superiores.

Ajuda na recuperação de feridas

A suplementação de minerais é tão importante quanto o fornecimento de vitaminas, pois são os nutrientes que mantêm o corpo em funcionamento equilibrado.

O que poucas pessoas sabem, é que o palmito é, também, rico em Zinco, mineral potencializador com propriedades curativas.

Ajuda o sistema digestório

O palmito possui fibras dietéticas, nutriente importante para a saúde digestiva, pois todos os alimentos são ingeridos e digeridos da forma adequada, preservando a absorção de nutrientes, sendo eliminadas as substancias prejudiciais à saúde.

Contribui com o desempenho esportivo

A riboflavina contida no palmito é responsável pelos benefícios que favorecem a composição sanguínea. Ela é funcional para a produção de células vermelhas, induzindo ao fortalecimento do organismo, contribuindo com o bem estar, prevenindo consequências do envelhecimento e melhorando o desempenho nos treinos. Isso que induz aos benefícios que levam à melhor construção de músculos e também perda de peso, já que a qualidade dos treinos será superior.

Controle de peso

O palmito pode ser facilmente encontrado em receitas de saladas, e sua presença pode ser justificada por diversos fatores, mas o baixo valor calórico é um dos mais convincentes.

Preocupando-se em queimar mais calorias e consumir menos, os benefícios do palmito podem ser convenientes para a perda de peso, pois ele contém fibras dietéticas, as quais auxiliam no processo da digestão dos alimentos, controlando o tempo de absorção de nutrientes necessários para o corpo, preservando a saciedade por mais tempo.

Apoio para fertilidade

Mulheres que desejam impulsionar a fertilidade podem depositar esperanças no palmito, pois ele pode contribuir como fonte de ácido fólico.

Uma porção pode oferecer até 400 mg de ácido fólico sintético, o que pode ser reconhecido como um suplemento importante para o desenvolvimento fetal.

Ajuda na prevenção e tratamento de diabetes

A porção de palmitos pode possuir até 3,5 gramas de fibras, e sua contribuição também se estende ao efeito preventivo contra diabetes.

É recomendado que diabéticos, evitem alimentos muito calóricos e que elevam o índice glicêmico. Devido ao palmito não pertencer a esta categoria, pode ser uma opção para inovar no cardápio destes que convivem com limitação na hora de se alimentar.

Ajuda contra doenças cardíacas

O Potássio é um mineral importante para a saúde do coração. A porção deste mineral que está contida no palmito pode auxiliar no controle da pressão arterial, além de ajustar a frequência de batimentos cardíacos.

Contribui com os músculos

Para aqueles que desejam otimizar a síntese de proteínas é interessante saber que o palmito é fonte de Zinco, mineral importante e que pode ajudar no metabolismo de proteínas, nutriente fundamental para a nutrição dos músculos.

As proteínas, tanto contidas em alimentos, quanto em suplementos alimentares são fundamentais para o anabolismo, e o palmito pode ser um impulsionador proteico, já que também pode oferecer 1,8 gramas de proteínas por porção.

Palmito: Cuidados com a embalagem

É importante salientar que a falta de higiene em embalagens de palmito ou no próprio manuseio pode contaminar o vegetal com uma bactéria chamada Costridium botulinum (botulismo).

Uma das características da doença é o comprometimento neurológico, que pode, em casos mais graves, levar à morte.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO