Benefícios da Pitanga

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Benefícios da Pitanga

26 de junho de 2018
Equipe Geração Fit

benefícios da pitanga

Benefícios da pitanga: fruta tem poderes antioxidantes e agrada pela delicadeza e sabor.

Nativa do Brasil, a pitanga é uma fruta pequena e delicada, admirada pela maioria das pessoas devido ao seu sabor azedinho e aroma fresco. Talvez, um de seus únicos defeitos seja o fato de não ter espaço no mercado comercial, já que a fruta estraga facilmente e precisa ser colhida manualmente.

Não por acaso, é raro encontrar pitanga à venda em supermercados e feiras livres. Por isso, para quem tem esta possibilidade, a dica é mesmo pegar a pitanga diretamente no pé e usufruir dos seus benefícios (que não são poucos)! Conheça mais sobre a fruta e saiba como usá-la em deliciosas receitas.

Benefícios da Pitanga

A Pitangueira é planta que pertence à família das mitárceas. Tanto as folhas, como os frutos da pitangueira possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, devido à presença de compostos fenólicos (flavonoides, carotenoides e antocianinas) que, por vez, proporcionam muitos benefícios à saúde. Confira a seguir 4 benefícios da pitanga:

1.Prevenção de doenças e envelhecimento precoce

Os flavonoides possuem ações anti-inflamatórias, antitumoral, antialérgicas e bloqueiam a ação dos radicais livres. Além disso, atuam na prevenção das doenças crônicas (diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares) e envelhecimento celular precoce.

2. Contribui para a boa saúde do coração

Os carotenoides, também presentes na fruta, são associados à redução do risco de desenvolvimento de doenças cardíacas. Além disso, algumas pesquisas científicas, realizadas in vitro, demonstraram que a presença das antocianinas na pitanga e nas frutas vermelhas (mirtilo, cranberry) auxiliam na redução da coagulação plaquetária nas doenças coronarianas e no aumento da circulação sanguínea do colesterol HDL.

3. Proteção para os olhos

Os carotenoides são substâncias percursoras da vitamina A, que contribuem para a diminuição do risco da catarata e da degeneração macular.

4. Melhora no sistema imunológico

Os carotenoides, sendo substâncias percursoras da vitamina A, também contribuem para o aumento na eficiência do sistema imunológico.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO