Benefícios da casca e do bagaço do limão

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Benefícios da casca e do bagaço do limão

27 de abril de 2017
Dalcia Klimaczewski
(Estudante de Nutrição)

bagaço do limão

Benefícios da casca e do bagaço do limão: além do suco, a casca e o bagaço do limão também apresentam nutrientes que beneficiam o funcionamento do corpo, como a vitamina C e as fibras.

Então, se você costuma jogar fora estas partes, leia os benefícios da casca e do bagaço do limão que o Blog Geração Fit listou para ver o que você está “perdendo”.

1. Ajudam a controlar a glicemia

A casca e o bagaço do limão possuem a fibra solúvel pectina, responsável pela formação de uma espécie de gel no intestino durante a digestão. A formação de gel torna mais lenta a velocidade na qual a glicose entra na corrente sanguínea, ajudando a controlar a glicemia.

2. Reduzem os níveis elevados de LDL-colesterol

As fibras presentes na casca e no bagaço do limão também ajudam a reduzir os níveis de LDL-colesterol, pois elas se ligam aos ácidos biliares no intestino, evitando que estes sejam reabsorvidos pelo organismo. Eles são excretados junto com as fibras nas fezes e o corpo usa as reservas de LDL-colesterol para produzir mais ácidos biliares.

3. Protegem a pele, os órgãos e outros tecidos do corpo

A casca e o bagaço do limão também possuem vitamina C e flavonoides, que são antioxidantes. Eles age contra os radicais livres, protegendo todas as células do corpo do stress oxidativo, evitando, por exemplo, o aparecimento de rugas precoces e de doenças.

4. Previnem a constipação

Além das fibras solúveis, a casca e o bagaço do limão apresentam fibras insolúveis, como a celulose e a hemicelulose, que são responsáveis por acelerar o trânsito intestinal, evitando a constipação.

5. Promovem a saciedade

As fibras presentes também ajudam a promover a saciedade, pois retardam o esvaziamento gástrico, contribuindo para o emagrecimento.

Dicas para introduzir a casca e o bagaço do limão na sua alimentação

Visto que a casca e o bagaço do limão também apresentam muitos benefícios à saúde e ao corpo, tente aproveitar essas partes ao invés de descartá-las. Para isso, selecionamos algumas dicas para você:

– Ao invés de espremer os limões para fazer uma limonada, bata o limão inteiro com o bagaço, descartando apenas a casca e as sementes

– Polvilhe raspas da casca de limão em preparações, como bolos e tortas

– Faça casca de limão cristalizada

dalcia klimaczewski sidebar

Dalcia Klimaczewski

24 anos, comunicóloga e graduanda em Nutrição pela Universidade Federal do Paraná. Adepta à nutrição comportamental, acredita que a saúde e o bem-estar são consequências do equilíbrio entre o corpo e a mente.


DEIXE SEU COMENTÁRIO