Alimentos mais indicados para cada fase do ciclo menstrual

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Alimentos mais indicados para cada fase do ciclo menstrual

15 de março de 2018
Equipe Geração Fit

alimentação no ciclo menstrual

Alimentação no ciclo menstrual: entenda como a alimentação durante o ciclo menstrual pode tanto favorecer, quanto amenizar os sintomas.

Os alimentos que escolhemos para colocar no prato todos os dias influenciam não só no nosso peso e na nossa saúde, como também podem contribuir para a qualidade do ciclo menstrual.

Claro que não existe uma fórmula exata para isso, pois o organismo de cada pessoa pode reagir de maneiras totalmente diferente a um mesmo estímulo, mas com as dicas certas você vai poder fazer melhores escolhas e entender os sinais do seu corpo.

Até os sabores ficam diferentes durante o ciclo

Sabe quando você come algo que já está acostumada, mas, de repente, parece que aquele é o melhor sabor que você já sentiu na vida? Isso pode ser o seu ciclo se manifestando.

Os gostos alimentares podem ser alterados porque quando o hormônio estradiol está elevado, ele aumenta a sensibilidade por alimentos doces. Já quando é a progesterona que está elevada, a sensibilidade por amargos é que fica mais alta.

Também é possível sentir aquela vontade forte de comer uma barra de chocolate inteira durante uma fase do seu ciclo. Mas isso, claro, você já deve ter sentido na pele.

As variações hormonais podem alterar o padrão nutricional ou alimentar durante a menstruação. Para algumas mulheres, ocorre um pico de ingestão de doces, principalmente na fase lútea, que pode ser explicado pela diminuição dos níveis de serotonina nesse período.

Alimentação no Ciclo Menstrual

Fase folicular (dias 1 a 14)

Essa fase tem início junto com o primeiro dia da menstruação. Sim, aquele momento delicado em que os hormônios estão a mil e os seus dias ficam mais desconfortáveis, afinal, você está sangrando. Por isso mesmo, para esta fase o ideal é repor os nutrientes que o corpo está perdendo durante o processo.

Manter uma alimentação adequada, que seja rica em vegetais, alimentos integrais e com boas fontes de vitaminas e minerais, bem como evitar o consumo de alimentos industrializados, gorduras ruins e açúcar, ajudam a evitar deficiências nutricionais, que podem agravar a TPM.

Fase lútea (dias 14 a 28)

Após a ovulação, há uma queda gradativa dos hormônios femininos no organismo. O folículo, por sua vez, passa a produzir progesterona. Se ele não for fecundado, a quantidade desse hormônio também diminui, assim como os estrógenos. Esse período sempre dura 14 dias. Quando a gravidez não ocorre, as paredes do útero começam a descamar para uma nova menstruação.

Inclua alimentos fontes de vitamina B6 como levedura, germe de trigo e cereais integrais que junto com uma hidratação reforçada combatem a retenção de líquidos.

A vitamina auxilia também no combate a depressão, alimentos fonte de ômega 3, cálcio e magnésio podem ajudar a reduzir as cólicas, porque promovem o relaxamento uterino e acalmam o sistema nervoso. Recomenda-se ainda diminuir a ingestão de cafeína, sódio, carnes vermelhas e álcool.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO