Alho: benefícios e como utilizá-lo da melhor forma

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Alho: benefícios e como utilizá-lo da melhor forma

13 de outubro de 2017
Equipe Geração Fit

alho

Alho: originário na Europa e conhecido cientificamente como Allium sativum L, o planta tem como características a erva bulbosa, perene, com cheiro forte e característico. Conheça agora seus benefícios.

O Alho é considerado como um superalimento porque tem imensas virtudes curativas, além, claro, de proporcionar importantes benefícios para a saúde. Trata-se de um alimento saudável, rico em nutrientes (vitaminas, sais minerais e aminoácidos) que deve fazer parte de uma dieta equilibrada e saudável.

Conheça algumas dicas para obter sempre o melhor dele

Alho: 7 dicas para utiliza-lo da melhor forma

1.Guarde-o em um local fresco, seco e escuro

Quando se trata de armazenamento, o alho tem dois inimigos naturais: umidade e luz solar. O melhor é deixá-lo com a casca na prateleira, fora da geladeira. É recomendo armazena-lo em um lugar seco, escuro e fresco, além disso, é importante também certificar-se de que seja um local bem ventilado. Desta forma, ele pode durar de três a cinco meses.

2- Dica para descasca-lo mais rápido

Os chefes de restaurantes sabem há anos que a maneira mais fácil (e mais divertida) de descascar vários dentes de alho ao mesmo tempo é agitá-los vigorosamente. Primeiro, esmague todo o bulbo com o calcanhar de sua mão para separar os seus dentes. Coloque os dentes em um frasco de vidro com tampa rosca ou outro recipiente com tampa dura, em seguida, aja como se estivesse misturando seu coquetel de bebidas favorito. A agitação deve separar suas peles dentro de 15 segundos, mas tome nota: esse truque funciona melhor com alho seco.

3- Descasque-os com água quente

Outra maneira rápida de livrar o alho de sua pele é colocar os dentes soltos em uma xícara com água quente. Após alguns minutos, retire-os da água, deixe esfriar e descasque-os facilmente.

4- Pique-os bem para um sabor mais forte – Fatie-os para um sabor mais ameno

Quanto mais você corta-lo cru, picando-o finamente ou triturando-o, mais liberará os compostos sulfúricos e óleos essenciais que lhe dão o sabor picante familiar ou pungência. Enquanto que um corte de maneira mais grossa mantém seu sabor mais suave.

5- Permita que descanse antes de cozinha-lo

É inteligente deixar ele descansar de 5 a 15 minutos após picado ou triturado antes de comê-lo ou começar a cozinhar com ele. A exposição desencadeia uma reação enzimática que irá impulsionar os compostos saudáveis no alho.

6- Não deixe seu alho ficar marrom

Saltear alho picado pode ser complicado porque seu tempo de cozimento é muito rápido, o que pode fazer com que passe do ponto afetando seu sabor.

Caso você esteja cozinhando o alho antes de adicionar outros ingredientes, use temperatura baixa e o adicione picado antes que o óleo atinja o ponto de fumaça.

Caso contrário, uma boa regra é cozinhar os outros aromáticos como cebola ou alho-poró primeiro e adicionar o alho só depois que a cebola tiver suado e tornar-se translúcida.

7-Salve e reutilize as peles

As peles do alho contêm muitos dos mesmos compostos antioxidantes que fazem seus dentes uma potência para a saúde. Você pode usar as peles para fazer um chá de reforço imunológico, podendo ainda adicionar mel e limão.

Outra alternativa ir congelando as peles e, quando tiver juntado o suficiente, use-as para dar sabor em caldos de carne ou, juntamente com outros aromáticos, caldo de vegetais.

Enxágue as peles antes de usar para remover a sujeira. Recomenda-se o uso de alho orgânico para evitar a ingestão de pesticidas usados em alguns alhos convencionalmente cultivados.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO