Ágar-Ágar: tudo sobre a alternativa vegetal à gelatina mais comentada dos últimos tempos

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Ágar-Ágar: tudo sobre a alternativa vegetal à gelatina mais comentada dos últimos tempos

18 de janeiro de 2018
Equipe Geração Fit

ágar-ágar

O ágar-ágar é um produto natural criado a partir de várias espécies de algas marinhas, sendo também conhecido como Rhodophyta agar-agar.

A manipulação desse alimento começou há centenas de anos com os japoneses e os chineses e, até hoje vem sendo usado por adeptos da nutrição inteligente.

O ágar-ágar atualmente pode ser consumido de maneira muito prática na forma de tablets, cápsulas e também no formato de gelatina. Além de ser um grande aliado em uma dieta vegana, o ágar-ágar oferece também inúmeros benefícios à saúde.

Vamos conhecer um pouco mais sobre este produto, seus diversos usos e os benefícios do seu consumo?

Composição e nutrientes do ágar-ágar

O ágar-ágar é uma boa fonte de origem vegetal de muitos nutrientes, principalmente de:

  • Cálcio
  • Ferro
  • Fibras

Além de conter um alto teor de sais minerais, celulose, iodo e fósforo. Vale destacar que ele não recebe adição de açúcares e é naturalmente sem gordura. Sendo um bom ingrediente para os alérgicos considerando que tem pouco potencial alergênico e pode ser ingerido sem muito receio, pois o agar é naturalmente isento de amido, soja, milho, glúten, levedura, trigo, leite, ovo, corantes e conservantes.

Benefícios do Ágar-Ágar para a saúde

São listados inúmeros benefícios provenientes do consumo de ágar-ágar, entre eles:

Ação Detox

Uma das principais características do ágar é sua ação detox. A grande quantidade de fibras permite que o ágar sirva como agente desintoxicante pois as fibras, que não são absorvíveis, se ligam às impurezas ingeridas e fazem com que elas sejam eliminadas.

Auxiliando também na saúde do coração, pois diminui a absorção de gordura, colaborando para a diminuição dos níveis de colesterol e consequentemente auxiliando na prevenção de doenças cardíacas.

Favorece a saúde da pele

A poluição ao nosso redor prejudica muito a saúde da nossa pele, mas podemos encontrar no ágar-ágar uma solução natural.

O consumo constante de ágar-ágar estimula a síntese do colágeno e hidrata a pele, contribuindo para uma melhor elasticidade, menor evidência de rugas e marcas de expressão.

Fortalece Cabelos e Unhas

O ágar contribui para a beleza de cabelos e unhas, sendo essencial para sua fortificação

Quanto às unhas, faz com que elas fiquem mais flexíveis, eliminando aquele aspecto quebradiço.

Com relação aos cabelos, contribui para o fortalecimento, consistência e brilho dos fios, tornando-os muito mais viçosos.

Regulação Intestinal

Devido a quantidade e qualidade das fibras e ao formato gel que ele atinge no estômago o ágar-ágar estimula os movimentos intestinais aumentando o volume das fezes. Um leve laxante natural.

Controle de Peso

Para quem busca o controle de peso, o consumo de ágar é um ótimo aliado. Suas fibras além de reduzirem a absorção de gordura, são solúveis em água, aumentando até 20 vezes o volume, gerando uma sensação de saciedade que leva à diminuição do volume das refeições.

Outros benefícios associados ao uso do ágar estão em estudo pois há relatos sobre sua capacidade de reduzir a inflamação, acalmar o fígado e trazer alívio para os pulmões.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO