Abacate para redução do colesterol

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Abacate para redução do colesterol

16 de maio de 2017
Equipe Geração Fit

abacate

Quer reduzir seus níveis de colesterol ruim? Consuma Abacate!

Originário da Guatemala, Antilhas e México há mais de 500 variedades de abacateiros, por isso existem tantas formas, tamanhos e cores. No geral os abacates tem casca áspera de cor verde ou violeta, polpa macia comestível e caroço grande e liso.

O abacate, dentre as frutas, é a que mais possui gordura, porém sua gordura é na maior parte do tipo monoinsaturada, considerada benéfica para a saúde humana.

O abacate contém basicamente 4 tipos de ácidos graxos, o ácido palmítico (um tipo de gordura saturada), o ácido oléico ou ômega 9, o ácido palmitoléico ou ômega 7 e o ácido linoléico ou ômega 6, sendo que aproximadamente 63% são de ômega 9, um tipo de gordura monoinsaturada.

Estudos mostram que as gorduras monoinsaturadas auxiliam na redução do risco de doenças crônicas como as cardiovasculares.

Ainda que o abacate seja uma fruta calórica, a gordura monoinsaturada que possui é saudável ao coração. É fonte de vitaminas do complexo B, vitaminas E e K, potássio, magnésio e ácido fólico. Também é fonte de beta sitosterol, uma substância capaz de reduzir o colesterol total e que pode ajudar a diminuir o tamanho da próstata, além de combater esse tipo de câncer.

Abacate: Dica de consumo:

2 abacates maduros
1 dente de alho picado
½ colher de chá de sal
¼ de cebola picada
½ tomate médio picado em cubos pequenos
1 pimenta serrano

Preparo

Corte a fruta ao meio e remova o caroço. Com uma colher, separe a polpa da casca e coloque em uma tigela média. Amasse a polpa com um garfo. Lave a cebola com água e seque com uma folha de papel toalha. Acrescente a cebola, o alho, o sal, a pimenta e o tomate; misture bem. Se não for servir imediatamente, cubra com um plástico e conserve na geladeira por apenas 6 horas.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO