Desmotivada para a academia por dificuldade de ganhar peso? Saiba como se livrar deste problema

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!


Desmotivada para a academia por dificuldade de ganhar peso? Saiba como se livrar deste problema

1 de março de 2016
Polyana Martins (CREF 127200/SP)
Educadora Física

Dificuldade de ganhar peso está relacionada ao nosso grande amado e complicado metabolismo. Pode parecer um bicho de 7 cabeças, mas acredite, é mesmo! Vou dizer ainda que a maior dificuldade está correlacionada à falta de informações sobre si: o que você faz ou deixa de fazer para alcançar o seu objetivo? Qual é a sua rota para chegar lá?

Vamos brincar de Waze. Ponto inicial: Meu local x Destino: Ganhar massa. Entre pela direita na Rua Nutricionista de sua confiança (não perca as dicas das nossas nutricionistas aqui do blog GeraçaoFit). A 50m mantenha a lista de dieta a sua mão e a esquerda entre na Alameda Supermercado. Mantenha 450m a diante até a fila do caixa e a 2,5km entre na Pça Academia dos Desejos e em torno de uma hora, contorne o circuito de treinamento indicado pelo Departamento de atividades físicas que ali estiver.

Pronto? Não, calma. Não é uma simples rota, é apenas um ponto inicial do nosso planejamento. Há outros fatores do tipo rota metabólica em que precisa ser estudado por você. Qual sua genética, seu consumo calórico para o seu tipo metabólico, e se o seu treino esta de acordo com o seu objetivo.

Estamos fartas de revistas, com dicas, informações em que muitas das vezes, em vez de nos ajudar, acaba nos deixando loucas, não é mesmo?! O que irá definir o que te faz bem ou mal, o que lhe proporcionará um bom resultado é VOCE! Sua cabeça e sua vontade em saber quem realmente você é por dentro, fisicamente, metabolicamente e psiquicamente. Vamos por tópicos:

Quem sou eu metabolicamente

Esta na cara que seu metabolismo é rápido, você tem esse super poder em comer, comer e não engordar, quer dizer, a falsa magra (vamos ser realistas).

A ingestão dos alimentos estão ou não adequados para o meu quadro metabólico

Lembra que no nosso Waze você deveria passar na Rua Nutricionista, pois nela que indicará os melhores alimentos de acordo com sua rotina, objetivo e treino. Será avaliada sua rotina, e a mesma será sua secretaria nutricional de todos os dias, te ajudando com a sua dificuldade de ganhar peso. Ela irá programar os seus dias de comilança mês a mês. Não tem como fugir desse passo, sem acompanhamento nutricional, NO GAIN!

Qual deverá ser o treinamento hipertrófico para o ganho de massa

Não precisa ser a receita de bolo, procure atividade física que lhe trará mais prazer. Academias e treinamentos podem sim ser um livro de receitas, à vez de uma simples receita de bolo.

Devemos alerta-las agora sobre os treinamentos dos quais irão te ajudar com a dificuldade de ganhar peso. Existem os treinos em que se pode treinar um grupo muscular por dia. Neste tipo de treinamento estimulamos um choque muscular muito grande devido ao estimulo que estamos dando em apenas uma parte corpórea por dia de trabalho. Lembrando que estamos falando de um músculo alvo por dia.

Temos o treino superior e inferior, alternando membros superiores e inferiores do corpo 4 dias da semana (a cada 2 de treino, damos um de descanso). O treino de corpo inteiro é ideal para quem tem o dia curto e precisa dar um estimulo em um único dia, além de ser o mais indicado para os que estão iniciando, neste contem 3 dias de treinamento, alternando com 3 de descanso (um dia de treino, outro descanso), sendo um dos dias você poderá encaixar um treinamento de condicionamento físico.

Um treinamento bem flexível conhecido push and pull ( empurrar e puxar), tendo este como ótimo estimulante em pessoas intermediarias a avançadas, um dia você treina somente exercícios de puxada, e em outro apenas exercícios de empurrar (estes necessitam de um amadurecimento neuromuscular).
Chegou a hora de falar do agonista e antagonista, o casal mais conhecido das atividades físicas hipertróficas. Este visa em trabalho muscular oposto do que se esta trabalhando (bíceps com tríceps, por exemplo), construindo massa muscular e equilibrando o treino em ambos os lados, aumentando a desempenho e o estresse de metabolização.

Bom, já deu para perceber quanta coisa temos relacionada a treinamento hipertrófico, e que sim, dá para obter um cardápio de atividades físicas. Contudo levamos em consideração:

Observar a quantidade de séries e número de cargas

Diminuir as séries e aumentar o nível de carga, procurando manter as três series, alternando a carga e numero de repetições, trará maior potencialização muscular. Procure casar seu treino, igualar dois exercícios para o mesmo grupo muscular, intercalado às séries fará com que o seu ganho de massa seja mais eficaz e de maior potencialização.

Enfatize o movimento excêntrico (movimento de decida)

Isso fará com que as fibras se micro lesionem, levando a recuperação ao aumento da massa muscular. Use e abuse dos drop séries (diminuindo a carga, realizando repetições até sua falha), isso levara a musculatura a trabalhar até seu limite e forçando-se a recompor-se. Inicie o trabalho com grandes grupos musculares, fazendo com que os pequenos apenas atuem como auxiliares. Aumente, sempre, a carga a cada treino para melhor desenvolvimento do estimulo neuromuscular.

Agora amiga, se joga, escolha qual receita de pão você vai querer ser hoje… Mas lembre-se, pão integral, com conteúdo, eu sei que você consegue!


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Artigos Relacionados