Quanto tempo sem treinar causará prejuízo?

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Quanto tempo sem treinar causará prejuízo?

8 de fevereiro de 2017
Equipe Geração Fit

tempo sem treinar

Nos dias de hoje encontramos muitas dificuldades para manter assiduidade constante na academia devido a correria do dia a dia. Ficar um tempo sem treinar, devido a atividades profissionais ou devido a um merecido descanso, faz parte e não deve ser encarado com o “fim do mundo”.

Existe uma grande preocupação com os resultado na academia e, muitas pessoas acreditam, que ficar um tempo sem treinar prejudicará os resultados adquiridos ao longo de um ano de treino.

Um estudo testou um protocolo de treino, por 24 semanas (6 meses). Dentro deste protocolo, um grupo de indivíduos realizou treinamento contínuo 3x na semana, durante as 24 semanas. Um outro grupo realizou 6 semanas de treino ininterrupto seguido por 3 semanas SEM TREINAMENTO algum. Ao final das 24 semanas não houve diferença entre os ganhos de hipertrofia, nem força máxima nos dois grupos.

Outro estudo, muito interessante, avaliou mulheres, com idade média de 67 anos, e constatou que, após 12 semanas de treino de força e depois de 12 semanas de destreinamento, o volume muscular e força se mantiveram ainda acima dos valores em relação ao período anterior de treinamento.

Qual a maior importância nesses dados?

Simplesmente que não precisa se apavorar quando perder 5, 10 ou, até mesmo, 15 dias de treino!

Agora não se esqueçam que todas as vezes que se passa um período sem treinamento, o gasto energético por semana do indivíduo se reduz significativamente, o que pode acarretar em maior consumo energético e aumento da massa coporal proveniente de gordura.

Não se desespere, mas também não abandone a dieta! Consulte o nutricionista para se adequar o tempo sem treinar às suas necessidades nutricionais.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO