Alimentos que melhoram a saúde do cabelo

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Alimentos que melhoram a saúde do cabelo

26 de outubro de 2017
Equipe Geração Fit

saúde do cabelo

Saúde do cabelo: para ter um cabelo saudável, vale ficar de olho nos alimentos que você escolhe para colocar no prato.

O cabelo é um grande influenciador quando se diz respeito a aparência, não é a toa que muitas pessoas, especialmente as mulheres, procuram deixar os cabelos mais bonitos no intuito de se sentirem mais atraentes.

No caso dos homens, é muito comum a queda de cabelo a partir de uma determinada idade. No entanto, se engana quem pensa que isso somente com homens. Guardadas as devidas proporções, relacionadas a questões hormonais, mulheres também podem apresentar queda de cabelo. O problema acontece principalmente com aquelas que não se seguem uma alimentação saudável. e não toma os cuidados necessários para prevenir que isto aconteça. A queda de cabelo na mulher é muito menos aceita socialmente.

Lembre-se que se você sentir que seu cabelo está caindo muito, isso pode ser um problema de saúde, e você precisará procurar um médico para te dar orientação. Sempre procure um profissional da saúde, não fique apenas na dúvida.

Existem, também, algumas medicações que você pode estar tomando, que causam a queda de cabelo, por isso, converse com o seu médico sobre suas medicações e outros acontecimentos que possam estar causando este problema.

Você sabia que para cuidar bem do seu cabelo não basta lavá-lo com shampoo e condicionador? Sabia que Acredite, a alimentação pode influenciar muito mais na aparência do cabelo do que a própria forma como o lavamos!

A má alimentação (baixa nutrição e falta de vitaminas) é a maior causadora da queda de cabelo Antes de gastar dinheiro e tempo tentando descobrir os melhores produtos e cosméticos para deixá-lo mais bonito e saudável, além de evitar a sua queda, preste atenção no que você come.

Uma alimentação balanceada interfere diretamente na saúde e aparência dos fios. Saiba quais são os nutrientes que precisam fazer parte da alimentação para a boa saúde do cabelo.

Nutrientes fundamentais para a boa saúde do cabelo

Vitamina A

Todas as células do corpo precisam de Vitamina A para o seu crescimento e, com o cabelo não é diferente. A Vitamina A contribui na produção de sebo, que mantém o couro cabelo saudável e hidratado.

A batata-doce, a cenoura, a abóbora e o espinafre contêm betacaroteno, que se transformam em vitamina A, que também pode ser encontrada em alimentos de proteína animal, como ovos e iogurte.

Vitaminas Do Complexo B

Uma das vitaminas do complexo B se chama biotina, e é usada no tratamento de queda. Outras vitaminas do complexo B ajudam na produção de glóbulos vermelhos que contêm oxigênio e nutrientes para o couro cabeludo e os folículos capilares.

As vitaminas do complexo B podem ser encontradas em carnes, peixes, frutos do mar, folhas verdes e amêndoas. A vitamina B12 é encontrada especialmente na proteína animal.

Vitamina C

A vitamina C, um dos mais poderosos antioxidantes de que se tem conhecimento, é encontrada principalmente em frutas. O corpo humano precisa de vitamina C para produzir uma proteína chamada colágeno que é importante para o crescimento capilar e também para a pele.

Essa vitamina também ajuda na absorção de ferro, que é um mineral importante para a saúde do cabelo.As principais fontes de vitamina C são morango, pimentão e as frutas cítricas, como limão, laranja, mexerica e acerola.

Vitamina D

Estudos mostram que a vitamina D pode fazer com que novos folículos capilares cresçam nas áreas de pequenos poros do couro cabeludo onde há espaços para nascer mais cabelo.

O corpo recebe vitamina D quando entra em contato com os raios solares, mas há alguns alimentos que também contém pequenas quantidades dessa vitamina, como peixes e cogumelos.

Vitamina E

Assim com a vitamina C, a vitamina E é antioxidante e pode previnir o estresse oxidativo.Um estudo mostrou que voluntários tomaram Vitamina E por 8 meses e apresentaram uma porcentagem de 34,5% de crescimento de cabelo a mais do que os voluntários que não tomaram suplementos de Vitamina E.

O espinafre e o abacate são boas fontes de Vitamina E.

Ferro

O ferro ajuda os glóbulos vermelhos a enviarem oxigênio para as células do corpo. A falta de ferro, que causa anemia, é uma grande causadora da queda de cabelo – principalmente nas mulheres.Algumas comidas ricas em ferro são: ovos, carne vermelha e espinafre.

Zinco

O zinco é um grande contribuidor para saúde do cabelo porque ele ajuda no crescimento e regeneração dos tecidos. Ele também ajuda as glândulas sebáceas funcionando da forma correta ao redor dos folículos capilares.

A perda de cabelo é um sintoma comum da falta de zinco, por isso ele deve ser inserido na sua alimentação. Ele pode ser encontrado em carnes, espinafre e lentilhas.

Proteína

O cabelo é feito de proteínas, em sua maioria. Portanto, é extremamente necessário que se consuma proteínas suficientes para o seu crescimento saudável. Elas estão presentes, principalmente em peixes, carnes e ovos.

É importante ingerir proteínas diariamente.

Alimentos que prejudicam o crescimento e fortalecimento capilar

Açúcar

Ele deixa os hormônios descontrolados, contribui para a resistência de insulina, causa inflamação, e produção de DHT (a enzima causadora de calvíce), e tudo isso contribui para a queda de cabelo.

Álcool

Ele causa inflamação e pode contribuir para aumento de tóxicos no fígado.

Alimentos Processados

Eles estão carregados com ingredientes que fazem mal à saúde, além de açúcar e sódio.

Excesso De Cafeína

O café é saudável, sim, mas o excesso de café pode causar desidratação, desequilíbrios hormonais e produção de DHT.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO