O melhor cereal do mundo

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

O melhor cereal do mundo

2 de junho de 2017
Equipe Geração Fit

quinoa

Quinoa: considerado o melhor alimento de origem vegetal do mundo, seus benefícios são tantos que ela é comumente chamada de “superalimento” ou “supergrão”.

A Quinoa (chenopodium quinoa) é da família do espinafre e é originária da região dos Andes. Há registros de que os Incas já a utilizavam desde 3000 a.C. Eles a denominavam como “grão mãe” e consideravam-na como um alimento sagrado. Todo ano, na época do plantio, era tradição o líder inca plantar a primeira semente de quinoa.

Não é à toa que a quinoa vem ganhando espaço na mesa dos brasileiros. Foi considerada pela Academia de Ciências dos Estados Unidos e pela Organização das Nações Unidas, o mais completo alimento para consumo humano existente no reino vegetal, equiparando-se apenas ao leite materno.

Foi, inclusive, selecionada pela NASA para integrar a dieta dos Astronautas em voos espaciais de longa duração, por seu extraordinário valor nutritivo, contendo várias propriedades benéficas à nossa saúde.

Ela é encontrada nas cores branca, vermelha e preta, em grãos de aproximadamente 2 mm de diâmetro e com textura macia e sabor suave, semelhante ao da noz.

A quinoa pode substituir o trigo na produção de farinha, a soja na produção de óleo, o milho para biodiesel e o arroz na alimentação.

Além disso, o grão não possui glúten (proteína encontrada no trigo), sendo, portanto, uma ótima alternativa na alimentação dos celíacos (pessoas com intolerância ou alergia ao glúten).

Fonte de aminoácidos

Conta com 20 aminoácidos, dos quais os 10 essenciais ao nosso organismo (Histidina Isoleucina, Leucina, Lisina, Metionina, Fenilalanina, Treonina, Triptofano, Valina e Arginina);

Quinoa: alto valor proteico

O grão é considerado boa fonte de proteínas de alta qualidade e de fibras o que contribui para o bom funcionamento do intestino, colabora na absorção do colesterol e da glicose.

Além das proteínas são encontradas: vitaminas A (importante para a saúde dos olhos), B1, B2 e B3 (relacionados ao bom funcionamento do sistema nervoso central), B6 (ligada aos processos inflamatórios), E e C (antioxidantes, ou seja, previnem danos as nossas células), além de ser rico em Ômega 3 e 6.

Ótimo para saúde

Possui minerais como ferro (previne anemia); fósforo e potássio (ligado ao bom funcionamento dos músculos), magnésio (relacionados aos processos anti-inflamatórios), zinco (constituinte do sistema imune) e o cálcio (contribui para boa formação dos ossos e dentes).

Também é rico em fitoestrógenos, substâncias naturais que imitam a ação de certos hormônios, ajudando a amenizar os sintomas da TPM e da menopausa.

Outros Benefícios da Quinoa

A quinoa age na prevenção de enfermidades crônicas, como osteoporose, câncer de mama, doenças do coração e outras alterações femininas decorrentes da carência de estrógenos na menopausa.

O alimento é especialmente útil às crianças, pois contém lisina, um componente relacionado ao desenvolvimento da inteligência, da rapidez dos reflexos e de outras funções como a memória e a aprendizagem.

Outra indicação da quinoa é aos atletas. O cereal, além de ajudar na recuperação das fibras musculares, é de fácil digestão e contém pouco colesterol e gordura – perfeito para quem faz exercícios físicos.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO