Queijos vegetais vs Queijo tradicional

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Queijos vegetais vs Queijo tradicional

21 de novembro de 2017
Equipe Geração Fit

queijos vegetais

Os queijos vegetais estão ganhando cada vez mais espaço no universo alimentar, pois o número de vegetarianos e veganos vem aumentando consideravelmente nos últimos tempos, e este tipo de queijo não leva nenhum ingrediente de origem animal. Além disso, não é só esse público que consome os queijos vegetais, mas também pessoas em geral, que têm uma dieta sem restrições, mas que buscam uma alimentação variada.

Independentemente do motivo do consumo, é importante conhecer um pouco mais sobre os queijos vegetais, para saber o que eles têm a oferecer para a nutrição do corpo e se possuem as mesmas quantidades de nutrientes do queijo tradicional, que seriam as proteínas, o cálcio e as gorduras, principalmente.

Composição dos queijos vegetais

Existem diversos queijos vegetais, sendo os mais comuns o tofu (queijo de soja), queijo de castanha de caju, de macadâmia, amêndoas e de batata salsa. Dentre eles, o que mais supre as necessidades nutricionais é o tofu, pois apresenta um teor proteico e de cálcio que mais se aproximam dos queijos tradicionais mais magros.

Já os queijos de castanha de caju, de macadâmia e de amêndoas oferecem muito mais gorduras do que proteínas e cálcio quando comparados com os queijos tradicionais. Isso acontece porque eles são feitos com oleaginosas, que são conhecidas por terem um teor de gordura mais alto. Porém, são gorduras boas para o organismo. Só que o teor de proteínas deles é baixo e o de cálcio é quase inexistente.

Enquanto isso, o queijo de batata salsa é o que menos tem a oferecer de nutrientes para o corpo. Sua composição é basicamente de carboidratos e quase nada de proteínas, cálcio e gorduras boas.

Portanto, os queijos vegetais ficam muito atrás em relação ao teor proteico e de cálcio, principalmente, quando comparados com os queijos tradicionais, ou seja, de origem animal. Porém, junto com outros alimentos fontes destes nutrientes, os queijos vegetais são uma ótima opção para vegetarianos e veganos e também para as pessoas que desejam variar um pouco a alimentação e experimentar alimentos novos.

dalcia klimaczewski sidebar

Dalcia Klimaczewski

24 anos, comunicóloga e graduanda em Nutrição pela Universidade Federal do Paraná. Adepta à nutrição comportamental, acredita que a saúde e o bem-estar são consequências do equilíbrio entre o corpo e a mente.


DEIXE SEU COMENTÁRIO