Palatinose: descubra os benefícios do carboidrato presente na beterrada

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Palatinose: descubra os benefícios do carboidrato presente na beterrada

8 de dezembro de 2016
Equipe Geração Fit

palatinose

A beterraba contém um carboidrato chamado Palatinose ou isomaltulose , um dissacarídeo isômero da sacarose, obtido do açúcar da beterraba por meio de um rearranjo enzimático entre ligações de moléculas de glicose e frutose. Também está presente naturalmente no mel e na cana de açúcar. O sabor e a aparência são semelhantes à sacarose.

Confira os benefícios desse carboidrato para a saúde e performance esportiva:

Fornece energia por mais tempo

Este tipo de ligação entre essas moléculas torna a liberação do carboidrato mais lenta, ou seja, é um carboidrato complexo que tem um ingestão mais demorada, gerando energia por mais tempo para os músculos e o cérebro durante a prática esportiva.

É excelente fonte energética, oferece o mesmo número de calorias do que os demais carboidratos (1g de palatinose = 4 kcal) e possui aproximadamente 50% do poder de adoçar do açúcar.

Melhor controle da glicemia

Por ter baixo índice glicêmico (32) não apresenta picos glicêmicos e possui menor estímulo de insulina, contribuindo para melhor controle da glicemia durante a prática esportiva, além de retardar a fadiga e evitar a sensação de fome.

Indicado para diabéticos

A insulina tem como função a regulação do metabolismo da glicose no sangue e, como um dos seus efeitos quando elevada é inibir a queima de gordura, utilizando preferencialmente o carboidrato.

Estudos demonstram que a ingestão de palatinose em pacientes diabéticos tipo 2 e em ratos resultam em redução da resposta glicêmica e nível de insulina quando comparada a ingestão de glicose / sacarose.

Maior oxidação de gorduras

Evitar picos elevados de insulina na corrente sanguínea faz com que o organismo oxide mais gorduras, ou seja, promove uma maior utilização de ácidos graxos e gordura como fonte energéticas, quando comparada a outros tipos de carboidratos.

Proteção à saúde bucal

A Palatinose é ainda mais resistente à ação de bactérias presentes na boca e não possui ação cariogênica.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO