Ovário policístico e alterações hormonais: tudo que você precisa saber

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Ovário policístico e alterações hormonais: tudo que você precisa saber

17 de fevereiro de 2017
Equipe Geração Fit

ovário policístico

A síndrome dos Ovário Policístico é um distúrbio que interfere no processo normal de ovulação em virtude de desequilíbrio hormonal que leva à formação de cistos.

Durante o ciclo menstruar é normal aparecer cistos durante o processo de ovulação, faz parte do funcionamento dos ovários, mas eles desaparecem no final do ciclo.

Em portadoras da Síndrome de Ovários Policísticos (SOP), esses cistos permanecem e modificam a estrutura ovariana, tornando o órgão até três vezes mais largo do que o tamanho normal. A disfunção pode levar à secreção de hormônios masculinos (androgênios) em excesso.

A portadora da síndrome ovula com menor freqüência e tem ciclos, em geral, irregulares. Calcula-se que a SOP afeta 20% das mulheres durante a fase de vida reprodutiva.

Síndrome do Ovário Policístico: Principais Sintomas e Sinais

Ciclos irregulares, menor freqüência de ovulação e dificuldade para engravidar podem ser características comuns da síndrome dos ovários policísticos.

O distúrbio ainda favorece o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, do diabetes tipo 2 e obesidade.

Quando há excesso de hormônios masculinos, os sinais observados são:

-Crescimento anormal de pelos nas regiões do baixo ventre, seios, queixo e buço;
-Aumento da oleosidade da pele e aparecimento de espinhas e cravos;
-Queda de cabelos;
-Aumento do peso;
-Manchas na pele, principalmente nas axilas e atrás do pescoço

Os principais tratamentos são:

Anticoncepcionais orais

A pílula melhora os sintomas de aumento de pelos, aparecimento de espinhas, irregularidade menstrual e cólicas. Não há uma pílula específica para o controle dos sintomas. Mulheres que não podem tomar a pílula se beneficiam de tratamentos à base de progesterona.

Antidiabetogênicos orais

Caso a síndrome dos ovários policísticos associada à resistência insulínica, um dos tratamentos disponíveis é por meio de medicamentos para diabetes.

Indução da ovulação

Caso a mulher pretenda engravidar, recomenda-se tratamento de indução da ovulação, não sem antes afastar as outras possibilidades de causas de infertilidade.

Não se deve fazer esse tratamento em mulheres que não estejam realmente tentando engravidar.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO