Ingerir líquido durante as refeições engorda: mito ou verdade?

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Ingerir líquido durante as refeições engorda: mito ou verdade?

12 de maio de 2017
Equipe Geração Fit

líquido durante as refeições

12

Líquido durante as refeições: afinal, a prática engorda ou não? Descubra!

O hábito de ingerir líquidos durante as refeições é muito comum. Porém, todos já ouviram dizer que isso é errado porque engorda, nos faz comer em maior quantidade, a barriga incha ou ainda atrapalha a digestão.

Mas, afinal, o que de fato é verdade e o que de fato é mito nisso tudo? Entenda um pouco mais sobre esse assunto e saiba como se comportar na hora de realizar as refeições.

Qual melhor momento de ingerir líquidos?

Os líquidos devem ser consumidos 20 minutos antes ou 60 minutos após as refeições. Quando optar por ingeri-los nas refeições é indicado no máximo um copo pequeno, com capacidade de 150 a 200 ml.

Ingerir líquido durante as refeições engorda?

O líquido ingerido na refeição não engorda, porém dilata o estômago e provoca uma sensação de inchaço abdominal.

É importante não criar o hábito de ingerir líquidos sempre nas refeições, pois o estômago sempre passará por essa dilatação o que irá torna-lo mais elástico.

Essa dilatação reduz a sensação de saciedade fazendo com que a pessoa tenha de ingerir uma quantidade maior de comida para que se dê por satisfeita, prática que pode levar ao aumento de peso.

Por que devemos evitar líquido durante as refeições?

Durante a digestão dos alimentos precisamos da ação do suco gástrico no estômago, para que alguns nutrientes possam ser quebrados e absorvidos. Quando ingerimos líquido em excesso nas refeições, o suco gástrico fica diluído e, dessa forma, a digestão fica comprometida podendo ocasionar problemas como indigestão, gases, flatulências e deficiência na absorção de nutrientes como ferro, cálcio, zinco, vitamina B12, dentre outros.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO