Garrafinha de academia tem mais germes que vasilha de água para cachorro

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Garrafinha de academia tem mais germes que vasilha de água para cachorro

2 de janeiro de 2017
Equipe Geração Fit

garrafinha de academia

Garrafinha de academia: você sabia que ela, utilizada normalmente para ingestão de água durante a atividade física, pode conter mais germes do que uma vasilha de água para cachorro? Entenda!

Uma pesquisa encomendada pela Treadmill, empresa norte-americana que vende esteiras e acessórios para academias, afirma que a garrafinha de água que você leva para a academia tem, em média, 313 mil colônias de bactéria por cm². Curiosamente, a concentração é maior do que em uma vasilha de água para cachorro.

No estudo foi verificado uma presença assustadora de germes, dos quais 60% podem causar doenças. Quatro tipos foram analisados: com canudo embutido, com tampa que sai para fora, squeeze e slide top (com tampa que desliza).

Em média, cada garrafinha tinha 313.499 mil colônias de bactéria/cm², cerca de seis vezes mais do que o número presente em um pote de água para cachorro (47,3 mil colônias de bactéria/cm²).

A pior de todas é o modelo com tampa que desliza, cuja superfície teve até 933,3 mil colônias de bactéria/cm², quase 20 vezes mais do que o pote para o pet.

Esse modelo também continha a maior porcentagem (17%) de bactérias gram-positivas cocos, responsáveis por infecções cutânea e generalizadas e pneumonia.

A razão por essa quantidade elevada de bactérias nas garrafas, são o contato constante com a boca humana, municia constantemente o acúmulo de bactérias nesses recipientes.

No entanto, só a presença de germes não é decisiva para um indivíduo adoecer. Feridas na boca (cárie, diabete, placas bacterianas, gengivite e aftas), por exemplo, facilitam que a bactéria caia na corrente sanguínea e cause pneumonia ou infecções graves. Imunidade baixa também facilita que uma enfermidade se manifeste.

Portante, lave sempre a sua garrafinha de academia com detergente comum e opte sempre por opções mais higiênicas, como a com canudo embutido e com tampa que sai para fora.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO