Fitbit: conheça a incrível pulseira que permite registrar passos, calorias, qualidade do sono e, até mesmo, desafiar seus amigos

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Fitbit: conheça a incrível pulseira que permite registrar passos, calorias, qualidade do sono e, até mesmo, desafiar seus amigos

23 de agosto de 2016
Equipe Geração Fit

Fitbit

Você já ouviu falar na Fitbit Flex? A Fitbit Flex é uma pulseira que carrega, em seu interior, um aparelho diminuto, do tamanho de um polegar, equipado com sensor capaz de obter diversas informações sobre seu usuário.

Apesar de ser uma novidade para a grande maioria das mulheres, especialmente para aquelas não tão antenados às novidades tecnológicas, o gadget não é tão novo assim.

A Fitbit Flex foi lançada em maio de 2013 pela Fitbit, startup Californiana especializada em tecnologias vestíveis que monitoram a atividade física.

Fitbit: como funciona?

Fitbit: como funciona

A fitbit pussui um sensor, chamado acelerômetro, que fica atento aos movimentos do usuário, cujo monitoramento permite calcular quantos passos foram dados, quantas calorias foram queimadas, qual distância foi percorrida e com qual frequência você desperta durante o sono.

Seu design é bastante discreto, perfeito para ser utilizado sem chamar muita atenção.

Vale observar que o rastreador em si se resume a um pequenino módulo que pode ser retirado facilmente de dentro da pulseira – o bracelete plástico pode ser trocado de acordo com a vontade do usuário, sendo possível encontrá-lo em diversas cores e tamanhos diferentes (o gadget acompanha uma pulseira em tamanho pequeno e outra em tamanho grande).

Essa versatilidade da Fitbit Flex abre possibilidades interessantes: a pulseira pode ser facilmente trocada caso acabe estragando com o tempo, sendo possível adquirir um pacote com três unidades sobressalentes por US$ 30 (R$ 150 em algumas lojas brasileiras).

Fitbit: comunicação sem fio e com qualquer dispositivo

Fitbit: comunicação sem fio e com qualquer dispositivo

A FitBit Flex é uma pulseira wireless – ou seja, toda a comunicação do rastreador com seu computador ou dispositivo móvel é feita sem intermédio de fios. Ela usa a tecnologia Bluetooth 4.0 para fazer a transferência de dados, cujo consumo de energia é bem menor do que as versões anteriores de tal protocolo de comunicação.

O processo para ativá-la é bastante simples: com o bracelete devidamente “vestido”, tudo o que você precisa fazer é conectar um pequeno dongle USB (que acompanha o dispositivo) em seu computador e abrir o software de sincronização que pode ser encontrado neste link.

Em seguida, basta criar uma conta no serviço e aguardar o primeiro pareamento entre o software e o dispositivo vestível.

O processo para conectá-la à tablets e smartphones é igual: baixe o aplicativo oficial do FitBit para seu gadget (há uma versão para iPhone e outra para Android) e realize o pareamento.

A partir do momento em que a Fitbit está sincronizada com determinado computador/dispositivo móvel, a troca de dados é feita automaticamente a cada 20 minutos – obviamente, o dongle USB deve estar conectado na máquina e o Bluetooth do tablet/celular em questão deve estar sempre ativado.

Para saber mais sobre como funciona a Fitbit, veja abaixo o vídeo produzido por Junior Nannetti, apresentador do canal Loop Infinito:

Funcionalidades x importância de sincronizar os dados

Em resumo, a pulseira inteligente da Fitbit possui cinco funcionalidades distintas. Ela rastreia passos, distância percorrida, calorias gastas, a qualidade do sono e também atua como um despertador alternativo, vibrando de maneira suave no pulso do usuário em um horário pré-determinado.

Mas para que todos esses dados sejam corretamente coletados, é importante que o usuário não esqueça de sincronizar a Fitbit. Os dados obtidos ficam armazenados localmente durante o prazo máximo de sete dias, caso não seja sincronizada dentro deste prazo, quaisquer informações antigas serão automaticamente apagadas e não será possível recupera-las.

Fitbit: desafie seus amigos

fitbit: desafie seus amigos

Mais do que simplesmente contar quantos passos você deu na corrida do último fim de semana, o gadget também serve como um incentivo a uma vida mais saudável ao aplicar o conceito de gamification em seu sistema de rastreio.

Através dele é possível determinar uma meta diária pessoal de passos que você precisa caminhar para se manter em forma – por padrão, essa meta é de 10 mil passos por dia.

A medida que o usuário se exercita, a Fitbit Flex o recompensa com a oferta de medalhas virtuais colecionáveis em um sistema que lembra muito os Achievements encontrados em jogos eletrônicos.

O fator social não foi esquecido pela Fitbit, assim como em outros dispositivos fitness, como o Nike Plus, a empresa também conta com uma rede social onde é possível adicionar amigos que também utilizem a pulseira para competir e saber, por exemplo, quem percorreu as maiores distâncias em menor tempo.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO