Saiba quais são os esportes que mais gastam calorias

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Saiba quais são os esportes que mais gastam calorias

14 de janeiro de 2017
Equipe Geração Fit

esportes que mais gastam calorias

Esportes que mais gastam calorias: conheça quais atividade proporcionam maior gasto calórico.

Para quem quer emagrecer com saúde, encontrar um esporte que, ao mesmo tempo te proporcione prazer e queime muitas calorias é essencial.

Toda atividade diária, esportiva ou não, queima de calorias, o combustível que o corpo precisa para funcionar. Mas algumas atividades gastam mais do que outras, e a explicação para isso está em três letras: MET.

MET é a abreviação de Metabolic Equivalente Task, ou Equivalente Metabólico da Tarefa. Uma sigla pequena mas que pode ser de grande aliada na perda de peso.

Para se chegar ao valor do MET, foi realizada uma pesquisa sobre consumo de oxigênio que estabeleceu um valor padrão (3,5 ml/kg/min) aplicado a cada atividade.

Para chegar aos valores do MET, mediu-se o consumo de oxigênio de repouso de diversos indivíduos e então se estabeleceu uma média de referência populacional em consumo de oxigênio por quilo, peso e minuto.

Baseado nisso é atribuído um MET para cada tipo de exercício físico, e ele varia de acordo com a intensidade da prática, ou seja, por exemplo, corrida a 15km/h possui um MET superior à corrida a 8km/h.

Para calcular as calorias totais gastas basta multiplicar o MET da atividade por seu peso (em quilos) e pelo tempo de exercício praticado (em horas).

Exemplo: Uma atleta com peso de 60 kg que se propõe a andar de bicicleta pelo período de 1 hora. O MET para andar de bicicleta de forma intensa é 10,0. Através da formula: 10,0 x 60x 1 = 600 calorias queimadas.

Veja abaixo a lista dos esportes que mais gastam calorias e seus respectivos valores MET:

tabela met

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO