Afinal, qual a diferença entre gastronomia funcional e fit?

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Afinal, qual a diferença entre gastronomia funcional e fit?

16 de fevereiro de 2017
Equipe Geração Fit

diferença entre gastronomia funcional e fit

Você sabe a diferença entre gastronomia funcional e fit? A gastronomia funcional agregar alimentos com propriedades que tragam algum benefício além do valor nutritivo inerente à sua composição, deixando as refeições mais nutritivas.

Produtos artificiais, como conservantes, corantes, adoçantes são evitados. Como o nome já diz, a ideia é fazer o corpo “funcionar” melhor.

Na culinária fit, o foco é um pouco mais estético. Dessa forma, priorizam-se preparações com menos açúcar, menos calorias, mais proteínas. A linha a seguir depende do objetivo de cada pessoa.

Gastronomia Funcional: Erros comuns

Uma coisa muito equivocada que as pessoas têm em mente quando se fala de gastronomia funcional é a restrição do glúten e da lactose.

A nutrição funcional serve para agregar e não para restringir. Fazer bolo sem glúten, feito de farinha de arroz, fécula de batata, polvilho doce, amido de milho e adoçado com açúcar demerara.

Muita gente consideraria um bolo funcional por não conter glúten e usar um açúcar considerado “fitness“. Mas o resultado desse bolo, na verdade, pode ser um bolo com alto índice glicêmico, com muitas calorias vazias e pobre em nutrientes.

Não conter glúten, não quer fizer que o alimento possa ser considerado saudável, funcional. É esse conceito que muita gente ainda não entendeu.

Em contrapartida, muitos não consomem um alimento riquíssimo em fibras como a aveia, que é funcional, pois, no Brasil, grande parte dela contém glúten por contaminação. É preciso conhecer melhor os alimentos e não seguir modinhas.

Gastronomia Funcional e o Whey Protein

O Whey Protein é um suplemento muito bom para aumentar o aporte proteico da dieta e promover uma maior saciedade.

O whey, assim como a fibra, pode ajudar a reduzir a carga glicêmica de uma preparação e ainda agregar proteínas de alto valor biológico, melhorando a qualidade da receita.

Muita gente se preocupa em não aquecer o whey protein, imaginado que possa perder sua função. A desnaturação proteica ocorre com qualquer proteína que é submetida ao calor.

O ovo, por exemplo, quando aquecido, muda sua estrutura inicial (a clara muda de translúcida para branca e endurece), mas continua sendo proteína de ótima qualidade. O mesmo acontece com o whey protein. Além disso, a desnaturação proteica pode contribuir para melhorar a digestão de algumas proteínas.

Gastronomia Funcional e a conscientização

A conscientização por parte das pessoas aumentou muito graças ao acesso à informação. Antigamente não se importava muito com isso, todo mundo comia fast food e ninguém refletia muito. A onda de conscientização fez cair a ficha de todo mundo.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO