O risco da dieta dos famosos

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

O risco da dieta dos famosos

5 de março de 2017
Equipe Geração Fit

dietas dos famosos

As dietas dos famosos se comportam como tendências de moda, algumas ficam em alta por algum tempo, depois caem no esquecimento para dar espaço a outras.

Cada vez que uma dieta de famosa é divulgada, ganha grande repercussão, como se fossem a “fórmula mágica” para obter o corpo igual ao da famosa em questão.

A Associação Britânica de Nutrição (BDA, na sigla em inglês), formada por especialistas em alimentação e nutrição, fez uma análise das dietas dos famosos mais conhecidas.

Dietas dos Famosos

A dieta ‘clean’

A palavra em inglês “clean” quer dizer “limpo”. Logo, essa seria uma dieta “limpa”. Uma lista de celebridades diz segui-la, entre elas a atriz Jessica Alba e a modelo Miranda Kerr.

Análise da BDA

A BDA afirma que não é preciso evitar alimentos a não ser que a pessoa tenha alguma alergia ou intolerância. A ideia fundamental é consumir alimentos “puros” e evitar todo tipo de alimento processado.

Quem faz a dieta deve eliminar o açúcar refinado, cozinhar tudo a partir do zero, não consumir comida industrializada e ingerir produtos em seu estado natural.Algumas versões da dieta ainda excluem glúten, grãos e alimentos derivados do leite.

Mas a BDA afirma que a ideia de que alguns alimentos são “clean” (puros ou limpos) ou “sujos” é preocupante e pode gerar ortorexia nervosa, obsessão em descartar tudo o que não é considerado saudável.

Com isso, são eliminados alimentos que são nutritivos e benéficos, como os que têm grãos integrais, frutas e derivados do leite. A associação também lembra que a dieta pode acabar descartando itens sem ter provas científicas de que não são saudáveis.

Os comprimidos

Celebridades como Kim Kardashian consumam comprimidos para emagrecer. Alguns comprimidos para emagrecer prometem fazer com que o corpo não absorva as gorduras, outros, por sua vez, prometem derreter as gorduras e até reduzir o apetite.

Análise da BDA

A BDA afirma que ninguém deveria tomar comprimidos para emagrecer sem consultar um médico, farmacêutico e nutricionista. Esses produtos podem causar efeitos colaterais como diarreia e, se forem comprados de sites não controlados, não há como descobrir sua composição.

Dieta Teatox

Essa dieta, cujo nome combina as palavras “tea” (chá, em inglês) com “detox” (desintoxicar), promete melhorar a pele, reduzir o inchaço e fazer a pessoa perder peso. Nicki Minaj é uma das famosas que dizem tomar chás especiais.f

Análise da BDA

Muitos chás têm quantidades adicionais de cafeína, ingredientes diuréticos (que ajudam a eliminar líquidos) ou laxantes à base de plantas do gênero senna, que não devem ser consumidos por mais de uma semana sem supervisão médica.

A diminuição de medidas nas pessoas que segue a dieta se da por causa da perda de líquido. A substituição de alimentos por chás, pode até fazer com que a pessoa tenha uma perda de peso mas também envolve o risco de diarreia, desidratação e problemas no intestino.

A dieta 6:1

Nessa dieta, a pessoa come o de sempre, sem mudanças, durante seis dias, e não come no sétimo.

Acredita-se que um de seus seguidores é Chris Martin, vocalista da banda britânica Coldplay.

Análise da BDA

Mas a BDA alerta que a pessoa que faz jejum sem nenhum tipo de supervisão só consegue perder a concentração, além de sentir cansaço e desânimo.

Ficar sem comer pode ser perigoso dependendo da idade, estado de saúde e estilo de vida.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO